Representação

Presépios em barro fazem sucesso no Alto do Moura, em Caruaru

Cenário, que ilustra o nascimento de Jesus, é bastante vendido na época de Natal

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 26/11/2019 às 18:56
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Quando vão chegando os meses de setembro e outubro, os artesãos do Alto do Moura, em Caruaru, Agreste de Pernambuco, já começam a preparar os presépios em barro em maior quantidade.

O cenário, que ilustra o nascimento de Jesus, é bastante vendido na época de Natal. Na representação, estão o menino Jesus, Maria, José, os três reis magos, o anjo Gabriel, além dos animais do estábulo.

Neta do Mestre Vitalino e filha de Severino Vitalino, a artesã Socorro Vitalino vende os presépios durante todo o ano, principalmente quando os turistas visitam a Casa Museu. Porém, no período de fim de ano, as vendas aumentam.

"Vendo meu pai trabalhar, eu aprendi a fazer. Fiz e até hoje continuo fazendo. Chega nessa época eu adoro fazer os presépios, gosto muito", destacou. Os presépios grandes, com 18 peças, são vendidos a R$ 150. Já o pequeno, com 16 peças, a R$ 60.

O artesão Cícero José começou a produção em setembro e já tem 20 presépios encomendados. Nesta época, ele vende de 50 a 100 conjuntos pequenos. De acordo com ele, as peças na cor rose gold estão em alta e são muito procuradas pelos clientes. "Quando eu começo a fazer as coisas melhoram, porque é coisa de Deus e a gente fica abençoado", revelou.