Criatividade

Decoração ajuda a criar o clima natalino nas casas

Enfeites de Natal deixam as residências mais acolhedoras nesta época do ano

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 06/12/2019 às 18:21
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Antes de chegar o mês de dezembro, a dentista Renata Ferreira já fica ansiosa para montar a decoração de Natal da casa dela. A ornamentação começa a ser feita de dentro para fora. Para ela, os enfeites deixam a residência mais animada e quando tira a árvore e as outras peças, em janeiro, parece que a casa está "nua".

"Eu já nasci dentro do Natal, porque a minha avó sempre teve a tradição de fazer. Ela é de Gravatá e é uma casa muito lembrada até hoje, porque ela decorava muito, a parte externa, a parte interna. Tinha gente que vinha de fora só para visitar a casa. Eu acho que herdei um pouquinho esse sangue natalino", relevou.

Mãe de primeira viagem, ela está empolgada para passar o primeiro Natal com o filho e já pensa em passar a tradição para a próxima geração. De acordo com o decorador Manassés Rosendo, a criatividade é essencial na hora de ornamentar. "O que vem na mente, você vê que está combinando, pode fazer que vai ficar bonito", aconselha.

Todos os locais da casa podem receber decoração: na porta de entrada pode estar pendurada uma guirlanda; nas mesas, vasos de vidro com bolas ou velas dentro também ajudam a criar o clima. Quadros com fotografias da família podem ser penduradas na sala. Até no banheiro é possível incluir decoração. Para quem está com o orçamento apertado, é aconselhado ornamentar com itens que já tem em casa ou montar algumas peças.

Veja na reportagem do "Cotidiano", da TV Jornal Interior: