Culinária

Aprenda a fazer base de tempero para carnes

Receita rende um pote grande e o tempero pode ser armazenado na geladeira por alguns meses

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 10/12/2019 às 16:01
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

O chef Estefan Costa ensinou no programa "Cotidiano", da TV Jornal Interior, como preparar um tempero base para dar um toque especial às carnes e outras comidas. A receita rende um pote grande e o tempero pode ser armazenado na geladeira por alguns meses.

Para começar, você vai precisar de 500 gramas de tomate, 500 gramas de pimentão e 500 gramas de cebola descascada. Coloque o primeiro ingrediente com um pouco de óleo de soja no liquidificador e bata por alguns minutos. Depois, adicione o segundo e bata novamente. Por último, coloque a cebola e bata.

Coloque parte da mistura em outro recipiente e reserve. Na parte que ficou no liquidificador, adicione açafrão, pimenta do reino, alecrim, orégano e uma cabeça de alho. Bata novamente.

Depois, adicione cebolinha, hortelã e coentro e bata. Pegue a mistura do liquidificador e mexa com a mistura que havia sido reservada. Pode utilizar um recipiente maior e mexer com uma colher.

Adicione o sal (pode ser grosso ou normal) e as folhas de louro. Depois disso, já pode colocar o tempero em um pote esterilizado. Adicione mais um pouco de óleo, coloque um pedaço de papel filme e feche. O tempero está pronto para ser utilizado.

Veja na reportagem do "Cotidiano", da TV Jornal Interior: