Cultura

Veja a lista completa dos cinco primeiros Patrimônios Vivos de Caruaru

Escolhidos receberão apoio financeiro e de preservação

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 20/12/2019 às 19:38
Divulgação/Acervo Pessoal
FOTO: Divulgação/Acervo Pessoal

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, reconheceu os primeiros cinco Patrimônios Vivos do município: Mestre Luiz Antônio; Azulão; João do Pife, Mestre Sebá e Boi Tira-Teima.

O primeiro foi eleito por votação popular e divulgado na semana passada. Os demais foram escolhidos por uma Comissão Especial de Análise, constituída por cinco membros de Caruaru, sendo dois representantes da Fundação de Cultura e Turismo; dois do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC); e um da Câmara Legislativa Municipal de Caruaru.

As defesas presenciais dos 31 candidatos na segunda fase aconteceram entre 17 e 19 de dezembro. Os escolhidos receberão apoio financeiro e de preservação, por incentivo da Prefeitura de Caruaru, para os processos de criação e divulgação de técnicas; modos de fazer e saberes das culturas tradicionais ou populares; mediante atividades, ações e projetos.

As bolsas de incentivo são vitalícias e serão pagas mensalmente, sendo R$ 2 mil para o grupo (Boi Tira-Teima) e R$ 1 mil para os demais.