Delícia

Aprenda receitas de pavê e pudim para fazer no ano novo

Opções para a mesa durante as festas, doces conquistam

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 31/12/2019 às 11:51
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Festa de ano novo é sinônimo de mesa farta para muitas pessoas que gostam de comer bem. Se tem comida gostosa, tem que ter uma boa sobremesa para acompanhar, não é mesmo?

Pensando nisso, o Portal NE10 Interior separou para você as duas principais guloseimas que chamam a atenção nesta festa: o Pudim de leite moça e o pavê de bolacha. Tudo para evitar que o sonho daquela ceia gostosa torne-se um verdadeiro pesadelo para quem não sabe cozinhar.

Veja receitas de Pavê e Pudim 

Pudim de leite condensado

Receitinha popular da vovó, o pudim de leite condensado conquista corações
Receitinha popular da vovó, o pudim de leite condensado conquista corações
Pixabay

Grande sucesso na mesa das vovós, o pudim de leite condensado é um quitute muito saboroso. Combinando muito bem com o clima quente do verão brasileiro, a receita promete deixar todos deliciados.

Ingredientes

1 xícara (chá) de açúcar
1 Leite condensado (lata ou caixinha)
2 medidas (da lata) de Leite Líquido
3 ovos

Preparo do Pudim

O pudim possui duas etapas diferentes de preparação. A "massa" mole do doce e a calda devem ser feitas separadamente e só juntas após o final. Deve-se começar pela calda. Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado. Após isso, adicione meia xícara de chá de água quente e mexa com uma colher. 

Deixe o conteúdo ferver até que sejam dissolvidos todos os torrões de açúcar e a calda ganhe corpo. Depois disso, forre com a calda uma forma de pudim e reserve o material. Em seguida, inicie a massa batendo todos os ingredientes em um um liquidificador. Após a mistura, despeje tudo em uma forma adequada e cubra o material com papel-alumínio.

Leve a forma ao forno médio de 180 ºC, em banho maria. O tempo médio de preparação é de 1 hora e 30 minutos. Após retirar o material, deve-se deixar o conteúdo esfriar. Depois de frio, leve o pudim para a geladeira por 6 horas. Desenforme o doce e sirva.

Pavê de biscoitos

É pavê ou pacumê? Apesar da piada ruim, o doce pavê ainda tem espaço na mesa por causa da tradição
É pavê ou pacumê? Apesar da piada ruim, o doce pavê ainda tem espaço na mesa por causa da tradição
Revista Mulher/arquivo

É pavê ou pacumê? A piadinha característica que acompanha a sobremesa desde quando se tem registro na humanidade pode ter jogado um pouquinho de sal no doce tão característico das confraternizações. Entretanto, o Pavê não perde espaço pela tradição.

O Pavê possui camadas, então o modo de preparo deve seguir essa mesma lógica. Desta forma, cada um dos ingredientes segue uma lógica de preparação.

Ingredientes para a base dos biscoitos

1 pacote de biscoito maizena
1/2 lata de leite integral
1 colher de sobremesa de chocolate em pó

Ingredientes para o creme branco

1 Lata de leite condensado
1 lata de leite integral
1 colher de sobremesa de amido de milho
2 gemas peneiradas

Ingredientes para o creme de chocolate

1 lata de leite condensado
1 lata de leite integral
1 colher de sobremesa de amido de milho
2 gemas peneiradas
4 colheres de chocolate em pó

Ingredientes para a cobertura

4 claras
4 colheres de açúcar
1 lata de creme de leite

Preparo

Comece molhando os biscoitos no leite com chocolate. Reserve os biscoitos. Prepare cada um dos cremes juntando seus ingredientes em uma panela, mexendo em fogo baixo até que engrossem. Após isso, reserve os materiais.

Em seguida, inicie a cobertura batendo as claras com o açúcar até o ponto de claras em neve de consistência mais grossa. Misture o creme com as claras.

Para montar o material, siga a seguinte ordem: creme branco, metade das bolachas, creme de chocolate, a outra metade das bolachas, claras em neve. Em cima, decore da forma que achar melhor, adicionando biscoitos recheados e outros itens.