menu

Cantor e compositor caruaruense Luiz Vieira morre no Rio

Morte do artista foi em consequência de deficiência respiratória

Luiz Vieira morreu nesta quinta-feira (16) no Rio de Janeiro
Luiz Vieira morreu nesta quinta-feira (16) no Rio de Janeiro (Divulgação)

O compositor e radialista caruaruense Luiz Vieira morreu nesta quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, aos 91 anos. A morte do artista foi em consequência de deficiência respiratória, de acordo com a família.

Nascido em Caruaru no dia 12 de outubro de 1928, Vieira morava no Rio desde os 10 anos, onde foi criado pelo avô. O auge do artista aconteceu entre os anos 50 e 60, quando trabalhou nas rádios Tupi e Record.

Luiz Vieira compôs alguns clássicos da MPB, como Prelúdio Para Ninar Gente Grande (Menino Passarinho) e Paz do Meu Amor (Prelúdio nº2). Ele escreveu mais de 500 músicas, gravadas por Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, Rita Lee, entre outros. Apesar de ter morado pouco tempo em Caruaru, Luiz Vieira tinha raízes nordestinas que inspiravam seu trabalho.

Homenagens

Quando o artista completou 90 anos, o produtor Thiago Marques Luiz promoveu um show tributo a Luiz Vieira, que virou disco e teve participações de Zeca Baleiro, Sérgio Reis, Claudette Soares, As Galvão, Verônica Ferriani e Ayrton Montarroyos.

Daniel - Paz do Meu Amor (Especial Luiz Vieira 90 Anos)

  • 16/01/2020 19:00
Extraído do Especial "Luiz Vieira - 90 Anos", realizado no dia 2 de outubro de 2018 no Teatro Itália, em São Paulo. Produzido por Thiago Marques Luiz Dirigido por Luan Cardoso Canal Brasil, 2018. 3 minutos e 2 segundos

Em nota, a Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e Turismo, lamentou a morte do artista: "seu legado permanecerá na cultura caruaruense".