Projeto

Alunos da UFPE Caruaru fazem programa de rádio sobre festas juninas em tempos de pandemia

Rádio Cordel terá edições com crônicas, reportagens e entrevistas para mostrar o São João da cidade durante o isolamento

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 28/05/2020 às 12:58
Reprodução/Instagram
FOTO: Reprodução/Instagram

Um projeto de extensão desenvolvido por alunos do curso de Comunicação Social do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em Caruaru, está produzindo programas de rádio e podcasts sobre as festas juninas em tempos de isolamento social. A partir de 2 de junho, as edições especiais da "Rádio Cordel UFPE: na frequência do Agreste" terão edições com crônicas, reportagens e entrevistas para mostrar o São João da cidade durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Os professores e estudantes fazem vários programas, que vão ao ar nas terças e sextas-feiras para mostrar que a cultura dos festejos juninos continua forte. Programas de até cinco minutos, que vão ao ar nas terças, relembram a magia do São João por meio das Crônicas Cantadas do País do São João, que são histórias autorais dos alunos, que foram premiadas nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

Programação

Nas sextas-feiras de junho, irão ao ar programas de 20 minutos com o objetivo de estimular a memória afetiva do ciclo junino com suas cores, cheiros, sons e sabores. Os dois primeiros programas relembram a festa dos anos 90 com o resgate de músicas e costumes. Os dois programas restantes falam sobre o contexto atual, da reinvenção da festa diante do impedimento da realização de grandes eventos.

O projeto é orientado e supervisionado pelas professoras Sheila Borges e Giovana Mesquita. A Rádio Cordel é desenvolvida desde 2018, com a produção de programas quinzenais.