História

Conheça a história de Petrolândia, cidade do Sertão pernambucano

Famílias tiveram que ser realocadas após construção de usina hidrelétrica

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 06/07/2020 às 16:48
NOTÍCIA
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior
Leitura:

Localizada a 430 quilômetros do Recife, a cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, tem uma história curiosa. Banhada pelas águas do Rio São Francisco, a cidade desenvolveu a agricultura, a piscicultura e o turismo aquático. Mas o progresso também trouxe outras transformações. Com a construção de uma usina hidrelétrica para distribuir energia para Pernambuco, Bahia e Alagoas, 10 mil famílias precisaram deixar a cidade para outro local.

"Paralelo ao progresso que vinha e à chance de trabalho que as pessoas anteriormente não tinham, tinham que sair para São Paulo para trabalhar, agora começavam os filhos de Petrolândia poderem continuar aqui trabalhando na Chesf, nas empreiteiras. Paralelo a isso tinha a dor de ter que abandonar tudo que era nosso e mudar para uma cidade nova, com tudo diferente. Hoje, 30 anos depois, a gente ainda está se apropriando da cidade", relembra a presidente do IGH de Petrolândia, Paula Rubens.

Com a mudança, um plebiscito foi realizado em 1985 para decidir para onde as famílias seriam realocadas. O lugar escolhido fica a 23 quilômetros da antiga cidade, e ficou conhecido como Nova Petrolândia. A cidade começou a ser erguida em 1986 e foi entregue em 1988. "Foi uma correria, e os idosos daquela época com 60, 70 anos, não aceitaram. Muitos morreram, muitos foram embora da cidade. Outros que vieram para cá moraram muito pouco aqui", conta a diretora de Cultura de Petrolândia, Silvia Barboza.

Por isto, a cidade comemora dois aniversários: o dia de emancipação política e o dia da transição.

Veja na reportagem da TV Jornal Interior:

Mais Lidas