Localizada a cerca de 130 quilômetros do Recife, a cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, é a maior do interior do Estado.
> Uvas são cultivadas ao som de música instrumental em vinícola de Garanhuns
> Confira a lista dos melhores restaurantes de Gravatá
Grande polo econômico e cultural, o município atrai anualmente milhares de visitantes, principalmente em datas comemorativas como a Semana Santa e o São João. As festas juninas são o principal evento da cidade e duram todo o mês.
Confira os cinco principais pontos turísticos de Caruaru:
1. Feira de Caruaru
A Feira de Caruaru é o principal ponto turístico da cidade. É ela que está representada na conhecida música do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Desde 2006, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Como diz a canção, "de tudo o que há no mundo tem na Feira de Caruaru".
O espaço engloba a feira do Paraguai (importados); a Sulanca (Confecções); gado; frutas e verduras; raízes e ervas medicinais; troca-troca; flores e plantas ornamentais; couro; artesanato, entre outros.
Quem faz uma visita ao local consegue adquirir uma série de produtos a preços baixos e saborear as delícias regionais.
Endereço: Av. Lourival José da Silva, Petrópolis
2. Alto do Moura
Conhecido como o Maior Centro de Artes Figurativas das Américas, o Alto do Moura é o local onde é criada a arte em barro. O bairro fica a sete quilômetros do centro da cidade e reúne ateliês, bares e restaurantes da culinária regional. O Alto do Moura foi por muitos anos a casa do Mestre Vitalino. Outro artesão de renome na cidade é Manoel Eudócio, que recebeu da Fundarpe o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Durante as festas juninas, o bairro se transforma em um polo de festa, com muito forró.
Endereço: Rua Mestre Vitalino, Alto do Moura
3. Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga
Criado em 1994, o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga é o polo principal do São João de Caruaru. O espaço abriga o Museu do Barro e o Espaço Cultural Tancredo Neves, onde fica o Museu da Fábrica de Caroá.
No Museu do Barro, há exposições sobre artistas e artesãos caruaruenses, além de exposições temporárias. O museu da Fábrica de Caroá lembra a história da antiga fábrica fundada em 1935 e que foi uma das impulsionadoras da economia da cidade.
Lá, os visitantes também podem tirar uma foto com a estátua de Luiz Gonzaga. No mês de junho, o espaço fica lotado para assistir a grandes shows de artistas nacionais.
Endereço: Rua Agnelo Dias Vidal, Nossa Senhora das Dores (centro)
4. Monte Bom Jesus
O Monte Bom Jesus fica no centro da cidade e está a 88 metros acima do nível médio da cidade. A partir dele, é possível ver boa parte de Caruaru. O monte foi pacificado em 2012 e passou por requalificações nos últimos anos. No local, há uma igreja, parque infantil, anfiteatro, entre outros equipamentos.
Endereço: Rua Cristóvão Colombo, Nossa Senhora das Dores (centro)
5. Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Localizada no centro, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição é o Marco Zero da cidade. A estrutura remonta uma capela do século XIII, que foi construída na Fazenda Caruru por José Rodrigues de Jesus, que se tornaria o fundador de Caruaru.
Ao longo do século XIX, a igreja foi reformada e ampliada. Foi a partir deste ponto que o povoado se desenvolveu, já que havia uma pequena feira no pátio que fica em frente.
Endereço: Rua 15 de Novembro, Nossa Senhora das Dores (centro)