Turismo

Confira os cinco principais pontos turísticos de Caruaru

Saiba para onde ir para conhecer a cidade

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 21/08/2020 às 17:23
Divulgação/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Divulgação/Prefeitura de Caruaru

Localizada a cerca de 130 quilômetros do Recife, a cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, é a maior do interior do Estado.

Uvas são cultivadas ao som de música instrumental em vinícola de Garanhuns

Confira a lista dos melhores restaurantes de Gravatá

Grande polo econômico e cultural, o município atrai anualmente milhares de visitantes, principalmente em datas comemorativas como a Semana Santa e o São João. As festas juninas são o principal evento da cidade e duram todo o mês.

Confira os cinco principais pontos turísticos de Caruaru:

1. Feira de Caruaru

Feira de Caruaru
Feira de Caruaru
Reprodução/TV Jornal Interior

A Feira de Caruaru é o principal ponto turístico da cidade. É ela que está representada na conhecida música do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Desde 2006, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Como diz a canção, "de tudo o que há no mundo tem na Feira de Caruaru".

O espaço engloba a feira do Paraguai (importados); a Sulanca (Confecções); gado; frutas e verduras; raízes e ervas medicinais; troca-troca; flores e plantas ornamentais; couro; artesanato, entre outros.

Quem faz uma visita ao local consegue adquirir uma série de produtos a preços baixos e saborear as delícias regionais.

Endereço: Av. Lourival José da Silva, Petrópolis

2. Alto do Moura

Casa Museu Mestre Vitalino, no Alto do Moura
Casa Museu Mestre Vitalino, no Alto do Moura
Divulgação/Prefeitura de Caruaru

Conhecido como o Maior Centro de Artes Figurativas das Américas, o Alto do Moura é o local onde é criada a arte em barro. O bairro fica a sete quilômetros do centro da cidade e reúne ateliês, bares e restaurantes da culinária regional. O Alto do Moura foi por muitos anos a casa do Mestre Vitalino. Outro artesão de renome na cidade é Manoel Eudócio, que recebeu da Fundarpe o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Durante as festas juninas, o bairro se transforma em um polo de festa, com muito forró.

Endereço: Rua Mestre Vitalino, Alto do Moura

3. Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga

Abertura do São João de Caruaru em 2019
Abertura do São João de Caruaru em 2019
Divulgação/Prefeitura de Caruaru

Criado em 1994, o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga é o polo principal do São João de Caruaru. O espaço abriga o Museu do Barro e o Espaço Cultural Tancredo Neves, onde fica o Museu da Fábrica de Caroá.

No Museu do Barro, há exposições sobre artistas e artesãos caruaruenses, além de exposições temporárias. O museu da Fábrica de Caroá lembra a história da antiga fábrica fundada em 1935 e que foi uma das impulsionadoras da economia da cidade.

Lá, os visitantes também podem tirar uma foto com a estátua de Luiz Gonzaga. No mês de junho, o espaço fica lotado para assistir a grandes shows de artistas nacionais.

Endereço: Rua Agnelo Dias Vidal, Nossa Senhora das Dores (centro)

4. Monte Bom Jesus

Monte Bom Jesus terá forró e apresentações no São João
Monte Bom Jesus tem vista de boa parte da cidade
Janaína Pepeu

O Monte Bom Jesus fica no centro da cidade e está a 88 metros acima do nível médio da cidade. A partir dele, é possível ver boa parte de Caruaru. O monte foi pacificado em 2012 e passou por requalificações nos últimos anos. No local, há uma igreja, parque infantil, anfiteatro, entre outros equipamentos.

Endereço: Rua Cristóvão Colombo, Nossa Senhora das Dores (centro)

5. Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Marco Zero de Caruaru
Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Marco Zero de Caruaru
Divulgação/Prefeitura de Caruaru

Localizada no centro, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição é o Marco Zero da cidade. A estrutura remonta uma capela do século XIII, que foi construída na Fazenda Caruru por José Rodrigues de Jesus, que se tornaria o fundador de Caruaru.

Ao longo do século XIX, a igreja foi reformada e ampliada. Foi a partir deste ponto que o povoado se desenvolveu, já que havia uma pequena feira no pátio que fica em frente.

Endereço: Rua 15 de Novembro, Nossa Senhora das Dores (centro)