A artesã Ana Leopoldina Santos, conhecida como "Ana das Carrancas" ou "Dama do Barro", deverá receber o título de Patrona da Arte Ceramista de Barro da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Ana das Carrancas é natural de Ouricuri, no Sertão, e é considerada uma das artesãs e ceramistas mais populares e importantes do interior do Nordeste. Ela nasceu em 1923 no então distrito de Santa Filomena (que pertencia a Ouricuri).
A artesã morou no Piauí e depois voltou para Petrolina, onde constituiu a família e desenvolveu sua arte. Ela morreu em 2008, aos 85 anos, devido a uma parada cardiovascular.
Título
A proposta do título foi apresentada pelo deputado estadual Antônio Coelho (DEM) e recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Legislativa e Justiça (CCLJ) da Casa. O parecer foi apresentado pela deputada Teresa Leitão (PT).
O trabalho da artesã envolve a luta pela preservação da cultura e do povo negro. "Ana conseguiu retratar esses elementos em sua arte, que representa Petrolina e região de maneira marcante, através da precisão, destreza, e inventividade da sua arte na cerâmica e no barro", destacou a deputada.