Gastronomia

Chef dá sugestões sobre como temperar frango, carnes e arroz

Chef Berg Mendes mostra opções

Ana Maria Santiago de Miranda
Ana Maria Santiago de Miranda
Publicado em 17/10/2020 às 12:10
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O sal e a pimenta são os temperos mais comuns utilizados nos alimentos que vão à mesa dos brasileiros, mas existem muitas outras opções para deixar a comida mais saborosa. O chef Berg Mendes mostrou alguns deles no programa Cotidiano, da TV Jornal Interior.

Para temperar frango, algumas alternativas são canela, páprica doce, lemon pepper e pimenta branca. Apesar de não ser tão usual, a canela é usada para uma receita de galinha mourisca, de origem portuguesa.

Derivada de pimentões vermelhos, a páprica doce dá sabor e cor ao frango. O lemon pepper, que vem do limão, combina com o frango e outras carnes. Já a pimenta branca pode ser usada tanto para aves como para peixes.

Acrescida de pimenta, a páprica picante pode ser usada para temperar carnes assadas. Também é possível usar pimenta rosa ou a tradicional pimenta do reino. Outra dica é usar sementes de coentro moídas. Para carnes cozidas, o cravo da índia é uma boa opção.

Arroz

Para temperar o arroz, a cúrcuma pode ser utilizada, assim como o curry. Outra opção é o louro (em pó ou folha fresca). O limão siciliano também traz um sabor diferente ao prato.