Cultura

Festival Curta Taquary abre inscrições para a edição de 2021

A décima quarta edição do evento cultural conta com sete mostras competitivas

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 15/12/2020 às 12:37
Divulgação
FOTO: Divulgação

O Curta Taquary – Festival de Curta-Metragem de Taquaritinga do Norte, está com inscrições abertas para a exibição de filmes em sua décima quarta edição. O evento será realizado de forma híbrida em 2021 e os curta-metragens escolhidos serão exibidos de 16 a 22 de março. Além disso, serão realizadas oficinas online em janeiro e fevereiro.

A edição volta os olhares para questões sociais e para o cuidado com a natureza. Por isso, para cada filme inscrito no festival uma árvore será plantada. A iniciativa faz parte de uma ação de reflorestamento em uma região de Taquaritinga do Norte atingida por uma queimada em dezembro de 2016.

As obras inscritas irão competir em sete mostras competitivas: Mostra Brasil (com temática livre); Primeiros Passos (para diretores em seus primeiros trabalhos); Dália da Serra (voltada para filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas); Universitária (direcionada para produções oriundas de alunos de graduação); Diversidade (filmes que abordem questões de sexualidade e de gênero, em suas mais diferentes formas e perspectivas); Curtas Fantásticos (filmes de horror, ficção científica e fantasia); Criancine (filmes voltados para o público infanto-juvenil).

Os interessados em participar devem submeter os trabalhos no site www.curtataquary.com.br.

Sobre a edição de 2021

A temática da 14ª edição adota temáticas sociais, educativas, políticas, de raça, gênero, ambientais, étnicas e inclusivas. O objetivo é que as ações despertem o senso crítico do público e apontem soluções para a construção de uma sociedade mais justa e em equilíbrio com a Natureza.

A proposta das datas para a realização do festival também levou em conta duas datas especiais: 16 de março é o Dia Nacional da Conscientização das Mudanças Climáticas e o dia 22 é o Dia Mundial da Água.