A formação de um círculo colorido ao redor do sol é um fenômeno meteorológico que chama atenção e pode ser identificado a olho nu. O brilho em formato arredondado tem uma explicação e também um nome: Halo Solar.
O fenômeno ocorre a aproximadamente 17 quilômetros de altitude. De acordo com a meteorologista Aparecida Fernandes, da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o Halo Solar é formado quando a luz do sol passa através de nuvens formadas por cristais de gelo.
"Quando os raios do sol atravessam os cristais de gelo, eles provocam uma refração e uma reflexão da luz, espalhando ela nas sete cores do arco-íris" explicou. A meteorologista ressaltou ainda que o formato arredondado não é provocado por causa do sol, mas pelo formato hexagonal dos cristais de gelo das nuvens, que refletem a luminosidade em forma de círculo.
Halo Lunar
Da mesma forma que o fenômeno ocorre durante o dia, com o sol, ele também pode ser registrado ao redor da lua, mas a visualização a olho nu às vezes se torna mais difícil por causa da falta de iluminação.