literatura

Professor pernambucano lança livro infantil sobre lenda do Sertão

A obra de Bruno Alexandre conta a história de uma serpente gigante de Petrolina

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 26/01/2021 às 16:07
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

A literatura infantil de Pernambuco abre espaço para uma nova obra que conta uma lenda do Sertão do estado. "O Clã do Velho Chico: O despertar da serpente", de autoria de Bruno Alexandre, de 27 anos, conta a história de uma serpente gigante de Petrolina, cidade natal do escritor, e percorre cenários em Triunfo, Caruaru e Olinda.

O livro, que está disponível em formato digital, apresenta uma família que entra em uma aventura para salvar o Velho Chico e o Vale do São Francisco depois que a velha serpente que vivia presa na ilha do fogo em Petrolina se solta. A obra conta a jornada dos personagens, que enfrentam monstros e desafios para salvar quem eles mais amam.

"A lenda da serpente gigante se passa aqui em Petrolina e desde de pequeno esteve presente no meu imaginário. Sempre me perguntei o que aconteceria se um dia a tal serpente de gato despertasse, então resolvi escrever sobre isso", afirmou Bruno.

Sobre o autor

De acordo com o autor, a ideia de escrever o livro surgiu a partir da produção de vídeos contando lendas do nordeste em uma conta no TikTok. A proposta atraiu, principalmente, as crianças. Atualmente a conta de Bruno já tem mais de 70 mil seguidores e 1 milhão de curtidas.

Bruno Alexandre é licenciado em química desde 2019 e foi professor de ciências em uma escola municipal de Caruaru durante um ano. O autor relatou que um dos locais favoritos na cidade é o Monte Bom Jesus. "Eu sempre ia ao monte, quando estava triste, feliz, com medo. Lá era um refúgio e foi então que tive a ideia de colocá-lo no meu livro", afirmou.

O primeiro livro é só o primeiro passo, de acordo com o professor. Ele pretende expandir a produção das suas obras e, além dos livros digitais, pretende investir futuramente em livros impressos. "Meu sonho é lançar mais livros para todos os públicos, focando no infantojuvenil e na valorização de Petrolina, Pernambuco e o nordeste", disse Bruno.

Veja a sinopse do livro

Depois da velha serpente que vive presa sobre a ilha do fogo em Petrolina se soltar, uma família busca em aventuras errantes pelo Pernambuco as ferramentas necessárias para salvar o Velho Chico e todo o Vale do São Francisco enfrentando monstros e segredos guardados há anos, eles se aventuram em busca da salvação das pessoas que amam. Cheio de magia, mistério e cultura local, o livro aborda questões do cotidiano com uma pitada de ancestralidade em páginas de uma leitura leve e muito emocionante. Um clã em perigo, uma cobra assustadora, lendas de montão e aventuras em série. Podemos resumir assim o Clã do Velho Chico: O Despertar da Serpente.