Curioso

Ingleses encontram enorme osso de elefante que pode ter 125 mil anos

Fóssil pode ser do maior mamífero terrestre que já existiu

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 05/02/2021 às 16:41
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Um osso de um elefante pré-histórico foi encontrado em uma praia britânica, pelos irmãos ingleses Luke e Joe Ferguson. O fóssil pode ter sido de um antigo "elefante de presas retas" ou um mastodonte, animais extintos. A dupla coleciona fósseis desde a infância e encontrou o osso como se estivesse despontando em um cascalho, perto da Baía de Brighstone, na Inglaterra. 

Joe trabalha como construtor de barcos na ilha de Wight, enquanto seu irmão, Luke, de 30 anos, trabalha na construção. Joe disse que sua mãe ficou orgulhosa quando soube do achado. Ele explicou que o fóssil foi encontrado em janeiro deste ano, depois de grandes tempestades que ocorreram na região.

Descoberta histórica

Martin Munt, curador do Dinosaur Isle Museum em Sandown, na Ilha de Wight, acredita que o fóssil possa ser o fêmur de um elefante de presas retas, ou até mesmo de um mamute. O pesquisador disse que o osso deve ter entre 30 mil e 125 mil anos.

Atualmente, o maior mamífero terrestre conhecido é o elefante africano, que tem cerca de 3,3 metros de altura e pesa até 7 toneladas. Alguns elefantes de presas retas, no entanto, podem ter alcançado até 4,5 metros de altura e ter o dobro do peso. Isso tornaria esse tipo de elefante o maior mamífero terrestre que já existiu.

Os irmãos, que moram em Carisbrooke, na Ilha de Wight, vão ter que esperar até que o lockdown termine para que o fóssil seja identificado.

* Com informações do UOL