cultura e turismo

Terra do Carnaval dos Caiporas: conheça as opções de turismo em Pesqueira

A cidade também é conhecida pela produção de renda de renascença e doces.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 16/02/2021 às 16:45
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Localizada no Agreste do Estado, no Vale do Ipojuca, Pesqueira é conhecida como a terra do Carnaval dos Caiporas. O Carnaval costuma movimentar a cidade todos os anos. Milhares de turistas visitam o município para conhecer os Caiporas, quem em sua maioria das vezes são crianças que usam uma fantasia feita com saco de estopa, que serve como máscara, camisas compridas e calça.

Há também os turistas que visitam a cidade para brincar em blocos e troças carnavalescas que desfilam pelas ruas da cidade. Por causa da pandemia da Covid-19, as festas do Carnaval de Pesqueira foram suspensas em 2021, mas o município oferece diversas opções para quem quer conhecer a cidade dos Caiporas em qualquer época do ano.

Renda, doce e turismo

Pesqueira também é considerada como a terra do doce e da renda. A cidade ficou conhecida assim pela existência de grandes fábricas que, por muito tempo, foram referência nacional na produção de doces e pela famosa renascença, uma importante fonte de renda para o município.

Além disso, o turismo teligioso histórico e cultural é uma das marcas da cidade. Um dos lugares abertos para a visitação é o Museu do Doce, que conta porque a cidade se tornou referência na produção e como ganhou a fama que carrega até os dias atuais.

No centro da cidade, um monumento construído há 20 anos chama a atenção e virou visita obrigatória dos turistas: o Castelo de Pesqueira. Mesmo sem ser aberto ao público, ele é parada obrigatória para quem visita a cidade.

Os turistas também podem visitar a capela, o mirante e o cruzeiro localizados no Santuário Monte da Graça, no bairro Xicurus. O local fica a 744 metros de altitude a nível do mar. É possível ver a cidade inteira do local.

Veja a reportagem completa