Carnaval

Terra dos papangus, Bezerros troca máscara de Carnaval por proteção contra a Covid-19

Roteiro pela história da cidade conta com museus dedicados a folia

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 16/02/2021 às 17:01
Divulgação
FOTO: Divulgação

Os papangus de Bezerros, no Agreste de Pernambuco levam multidões para brincar o Carnaval no interior do estado. Mas este ano, a folia terá que ser diferente. A Praça Narciso Lima, onde fica localizado o QG do frevo da cidade, não ficará repleta de foliões mascarados, máscara agora só contra a Covid-19.

A cidade preparou outras opções para os turistas que forem até a Terra dos Papangus. No museu dedicado aos personagens, os visitantes vão conhecer como surgiu a história do papangu e as fantasias premiadas. De acordo com o coordenador do museu, Roberval Lima, os artesão expõem suas peças fora estados e até mesmo em outros países.

"Temos artesãos, carnavalescos, todos eles estão com peças expostas, para que sejam conhecidas pelos visitantes. Os turistas terão a oportunidade de saber como funciona os papangus, o Carnaval de Bezerros, as peças e os diferentes tipos de máscaras. Nesse espaço é possível conhecer um pouquinho de cada coisa", acrescenta.

Outro destino repleto de história é o Centro de Artesanato de Pernambuco, que reúne história e venda de peças em um só lugar. " O museu representa o artesanato de 26 municípios e de todo o estado. Desde peças em barro, xilogravuras, as máscaras dos papangus de Bezerros e várias outras representações artísticas do estado", explica Polyanne Santos, gerente do Centro de Artesanato.

Por fim, o Memoria J. Borges não pode ficar de fora do roteiro. O Museu de Xilogravuras está de portas abertas para receber os visitantes. "Não temos Carnaval, mas ainda temos animação", disse J. Borges ao convidar os turistas para conhecerem Bezerros.

Assista a reportagem completa