fenômeno

Vídeo mostra formação de relâmpago em câmera lenta; veja

As imagens mostram o momento em que o clarão é formado dentro de uma nuvem.

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 17/02/2021 às 11:10
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

Imagens capturadas em alta velocidade mostram o momento exato da formação de um relâmpago no céu. Os frames foram separados por 2,63 milionésimos de segundo e ajudarão pesquisadores que estudam sobre como estes clarões são formados.

Um estudo detalhado sobre este assunto foi publicado na revista Geophysical Research Letters. O vídeo mostra o momento em que, dentro da nuvem, há um acúmulo de partículas carregadas negativamente. Elas são liberadas no formato de canais de eletricidade e são chamadas de leaders.

À medida em que os leaders negativos chegam à terra, outros positivos sobrem como forma de resposta. Esta aproximação é chamada pelos cientistas de breakthrough phase (BTP), ou “fase de ruptura”. É neste momento em que o fio de eletricidade se forma. As faíscas, chamadas de streamers, se encostam e o clarão aparece.

Vídeo mostra cobra deslizando por cerca de arame em fazenda; assista

De acordo com os resultados apresentados após o vídeo, é possível ver que o raio se forma quando as cargas negativas se deparam com as cargas positivas dentro de uma distância de 10 a 100 metros.

Veja o vídeo