cultura

O que é o Ramadã? Entenda o significado por trás das figurinhas do Instagram

A tradição é voltada para a comemoração do mês sagrado do calendário islâmico.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 14/04/2021 às 10:25
Reprodução/Instagram
FOTO: Reprodução/Instagram

Nos últimos dias, usuários do Instagram têm identificado uma nova atualização. A plataforma lançou um pacote de figurinhas novas em homenagem ao Ramadã. Mas afinal, o que é o Ramadã? 

De acordo com a tradição islâmica, o Ramadã é o nono mês do calendário do Islã. Maioria dos muçulmanos praticam jejum do nascer ao pôr do sol. Esta prática é considerada um dos cinco pilares do islamismo. Além disso, acredita-se que foi durante o Ramadã que o profeta Muhammad recebeu a revelação do alcorão.

Durante o período do Ramadã, algumas pessoas seguem a tradição de se abster de comida, bebida e outros prazeres do amanhecer ao anoitecer. estes "confortos" da vida diária tem o objetivo de colocar a oração como centro das atenções, colocar em foco a espiritualidade e a caridade e purificar o corpo e a mente.

Calendário islâmico

Diferente do calendário gregoriano, que é contado através da voltas que a terra dar em volta do sol, o calendário islâmico se baseia nos meses lunares, que começam a partir do momento em que uma lua nova é vista no céu ocidental depois do pôr do sol.

São 12 meses no ano islâmico, que podem durar de 29 a 30 dias, e o calendário anual pode chegar a ter 354 ou 355 dias. Sendo assim, o ano lunar islâmico, mesmo tendo a mesma quantidade de meses que o calendário gregoriano, é em média 11 dias mais curto.

Figurinhas do Instagram

Em homenagem ao Ramadã, o Instagram lançou um novo pacote de figurinhas temáticas desenhadas pela artista Hal Al-Abbasi, que nasceu no Bahrein. São três ilustrações: uma mesquita com céu estrelado ao fundo, com uma lua crescente, que representa o calendário lunar; um chá com tâmaras, que é comum para a quebra do jejum; e uma ilustração da lua crescente e a estrelas, um dos principais símbolos.

O aplicativo coloca em destaque para os usuários as publicações que usaram os adesivos. A novidade pode ser utilizada por quem tem smartphones com sistema operacional iOS e Android.