religião

Dia de São Jorge: conheça a história do Santo Guerreiro e veja oração

O Santo é um dos mais venerados da Igreja Católica.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 23/04/2021 às 9:59
Reprodução
FOTO: Reprodução

Comemorado no dia 23 de abril, o Dia de São Jorge é uma data que recorda os fiéis católicos à devoção do Santo Guerreiro, como é conhecido. A data é celebrada em diversos países do mundo, como Espanha, em Portugal, na Rússia, na Bulgária, Canadá. Além disso, o Santo é padroeiro da Inglaterra e da Etiópia.

No Rio de Janeiro, o dia da festa de São Jorge é feriado estadual. No entanto, em virtude da pandemia da Covid-19, a folga foi antecipada. 

História do Santo

A tradição cristã diz que Jorge nasceu na Capadócia, onde atualmente é o país da Turquia. Ele se alistou no exército do Império Romano e teria recebido a ordem do imperador Diocleciano para perseguir e matar cristãos. 

Por ter se negado a obedecer as ordens do imperador, Jorge foi decapitado em meados de 23 de abril de 303 d.C e foi considerado um mártir. Além de ser um dos santos mais venerados na Igreja Católica, São Jorge é celebrado por religiões de matrizes africanas, como a Umbanda e o candomblé na forma do orixá Ogum.

Sua imagem é comumente representada por um santo guerreiro matando um dragão para resgatar uma mulher. Isso porque, de acordo com a tradição, o dragão aterrorizava uma cidade na Líbia e exigia sacrifícios de mulheres virgens.  Jorge teria enfrentado e matado o dragão, que é a representação do mal. Já a mulher é a representação da Igreja Católica.

Oração a São Jorge

"Ó São Jorge, meu Santo Guerreiro, invencível na fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e a confiança, abri meus caminhos. Eu andarei vestido e armado com vossas armas para que meus inimigos, tendo pés, não me alcancem; tendo mãos, não me peguem; tendo olhos, não me enxerguem nem pensamentos possam ter para me fazerem mal.

Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, flechas e lanças se quebrarão sem a meu corpo chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.

Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estendei vosso escudo e vossas poderosas armas, defendendo-me com vossa força e grandeza. Ajudai-me a superar todo desânimo e a alcançar a graça que Vos peço (faça o pedido).

Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade.

(Rezar um Pai Nosso e uma Ave Maria e fazer o sinal da cruz)"