Especial

Caruaru faz 164 anos: Relembre os maiores shows que já aconteceram no Pátio do Forró

Para celebrar o aniversário de Caruaru, o NE10 Interior listou os maiores shows do São João, selecionando shows de grande público e momentos marcantes.

Hanna Aragão
Hanna Aragão
Publicado em 18/05/2021 às 11:20
Jorge Farias/Divulgação/Prefeitura de Caruaru
FOTO: Jorge Farias/Divulgação/Prefeitura de Caruaru

Pode parecer um dia como qualquer outro, mas para os caruaruenses esta terça-feira (18) é um dia diferente. A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está celebrando 164 anos, e não tem como falar de Caruaru, sem falar de um dos maiores atrativos da cidade: o São João. Não é atoa que Capital do Forró é conhecida por possuir o maior e melhor São João do Mundo. Bandeiras coloridas, balões iluminados, camisas xadrez, comidas de milho em cada esquina, chuva serena, cheiro de fogueira e forró. Isso é o São João! 

Antes de chegar ao que é hoje, o São João já existia quando Caruaru era apenas uma vila. Muito antes de ter o pátio do forró, conhecido no mundo inteiro. De acordo com o historiador Walmiré Dimeron, a festa junina começou na fazenda Caruru e foi tomando a cidade pelos bairros periféricos até chegar ao centro. “Não existe data específica nem ano de quando o São João começou, é uma festa rural que era celebrada já ainda na época da vila, e, possivelmente, na época da fazenda Caruru”, explicou. 

O São João de rua que existiu nas ruas Três de Maio (a mais famosa), Capitão Zezé, Capitão Danilo, Rua São Roque e a Avenida Rio de Janeiro se aprimorou e ganhou um novo espaço: o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga. Em meados de 1993 e 1994 o pátio começa a ser construído e em 1995 é inaugurado. Desde então, a festa tomou proporções gigantescas e já recebeu grandes nomes. 

Para celebrar o aniversário de Caruaru, o NE10 Interior, listou os maiores shows do São João da década. Para fazer a lista, selecionamos shows de grande público, além de momentos marcantes e curiosos de apresentações que já aconteceram no Pátio de Eventos e em outros polos. 

Confira a lista completa: 

1 - Gilberto Gil - São João de 2009

Gilberto Gil, artista que intitulou a banda de pífanos de Caruaru, como os “Beatles de Caruaru”, foi um das atrações do São João de 2009. O show de Gilberto Gil contou com a participação de Onildo Almeida, compositor da música “Sai do Sereno”, gravada por Gil no álbum Expresso 2222. Nesse ano, foram 42 dias de festa que acabou no dia 10 de julho. 

2 - Chiclete com Banana - São João de 2012

A banda que veio pela primeira vez à Caruaru em 2010, conquistou o público e esteve presente nos dois anos seguintes. Em 2012, a banda levou para o pátio de eventos quase 100 mil pessoas, misturando axé e forró. 

3 - Dominguinhos - São João de 2012 

Em 2012, Dominguinhos tocou pela última vez no São João de Caruaru. O artista lutava contra um câncer há 6 anos. Enquanto estava internado, o músico foi o homenageado do São João em 2013. Dominguinhos faleceu no dia 23 de julho do mesmo ano. 

4 - Luan Santana - São João de 2013 

Essa foi a primeira vez que o artista esteve presente no São João de Caruaru. Luan se apresentou na última noite da festa e foi responsável por encerrar o São João daquele ano. Na época, muitos fãs já esperavam pelo cantor no portão do pátio horas antes do show começar. No ano seguinte ele esteve presente de novo na festa. 

5 - Zezé di Camargo & Luciano - São João de 2015

Em 2015, os filhos de Francisco se apresentaram pela primeira vez também no São João de Caruaru. Em sua primeira apresentação na festa, a dupla conseguiu levar mais de 100 mil pessoas ao Pátio de Eventos. 

6 - Fulô de Mandacaru - São João de 2016

A banda caruaruense foi responsável por abrir o São João de Caruaru em 2016. Naquele ano, eles eram os finalistas do programa SuperStar (TV Globo), o trio se apresentou na sexta-feira (24) e venceram a competição no domingo (26). 

7 - Wesley Safadão - São João de 2016 

Pela primeira vez no São João de Caruaru, os portões do Pátio de Eventos tiveram que ser fechados devido a superlotação do local. Quem estava no palco? Wesley Safadão! Após uma polêmica com o cachê, o artista se apresentou para um público de 220 mil pessoas, 120 mil dentro do pátio e o restante do lado de fora assistindo o show por telões. 

8 - Alok - São João de 2017 

Essa não foi só a primeira vez que Alok esteve no São João de Caruaru, como foi a primeira vez que um DJ esteve na programação da festa. A participação do artista misturou o ritmo eletrônico com o forró tradicional. O DJ esteve presente no São João de 2018 e 2019. 

9 - Cordel do Fogo Encantado - São João de 2018 

Após 8 anos de pausa, o grupo, originado em Belo Jardim, anuncia a volta aos palcos. A banda se apresentou no Polo Azulão (Polo Alternativo). Essa foi a segunda parada da banda depois de anunciarem a volta. O show foi marcado pelo repertório do álbum inédito “Viagem ao Coração do Sol”. 

10 - Sebastião Biano - São João de 2019

Sebastião Biano é o único integrante vivo da Banda de Pífanos de Caruaru. Em 2019, além de fazer 100 anos, ele foi um dos escolhidos para ser homenageado do São João. O artista comemorou o centenário no palco do Polo Azulão, no dia do seu aniversário, 23 de junho.  

11 - Marília Mendonça - São João de 2019 

Marília Mendonça reuniu 80 mil pessoas no pátio em sua primeira vez no São João de Caruaru. A artista, conhecida por grandes sucessos de “sofrência”, se apresentou no dia dos namorados e chegou a ser confirmada no São João de 2020, que não pode acontecer por conta da Covid-19.  

 12 - Falamansa - São João de 2011 (bônus)

A banda não estava na programação oficial do São João e foi colocada de última hora. Há quem diga que o motivo teria sido porque Falamansa, seria a banda favorita de Dilma Rousseff, na época presidente do país, que veio à cidade para conhecer o São João de Caruaru. 

13 - Cristiano Araújo - São João de 2015 (bônus)

O cantor Cristiano Araújo iria se apresentar no São João de Caruaru, na noite do dia 24 de junho, mas na manhã do mesmo dia ele e a namorada faleceram em um acidente de carro. A prefeitura não substitui a atração e no horário em que o artista se apresentaria exibiu imagens e vídeos como forma de homenagem ao cantor.  

14 - Gabriel Diniz - São João de 2019 (bônus)

Dono do sucesso “Jeniffer”, Gabriel Diniz estava confirmado na programação do São João em 2019. No entanto, o cantor morreu após o avião em que ele estava cair em Sergipe. Durante a programação da noite do dia 7 de junho, os artistas que se apresentaram fizeram homenagens ao cantor. Além disso,  nos intervalos dos shows, a prefeitura exibiu fotos do artista e a música oficial do São João de 2019 gravada por Gabriel Diniz e Petrúcio Amorim. 

Esses treze momentos marcaram o São João de Caruaru, mas sabemos que dos artistas mais conhecidos aos mais tradicionais, todo show do São João é especial e épico. Por esse palco já passaram grandes nomes como Elba Ramalho, Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Azulão, Alceu Valença, Jorge de Altinho, Petrúcio Amorim, Geraldo Azevedo e tantos outros que fazem do nosso o maior e melhor São João do mundo. 

Dois anos sem São João 

Em abril deste ano, a prefeitura de Caruaru anunciou que não haverá São João. Esse é o segundo ano consecutivo que não temos a festa na cidade. A decisão foi tomada para evitar a disseminação do vírus da Covid-19. Mesmo com a chegada da vacina, a população caruaruense ainda não foi completamente imunizada. 

> São João de Caruaru 2021 é cancelado por causa da pandemia da covid-19

> São João de Caruaru deverá ter formato virtual, com solidariedade como mote

Até a segunda-feira (17), a Secretaria de Saúde de Caruaru informou que foram registrados 138 novos casos, 162 pessoas recuperadas da doença e um óbito. Também já foram registrados 100.099 casos de síndrome gripal e 2.867 pessoas estão em isolamento domiciliar. Ao todo, 79.197 pessoas já foram imunizadas. 

Aniversário de Caruaru