Especial

Dia nacional do café: conheça a arte de transformar a bebida em diferentes versões de abraço

Nesta segunda-feira (24), é celebrado o Dia Nacional do Café, e dia do Barista, profissional especializado em criar novas bebidas baseadas no café.

Hanna Aragão
Hanna Aragão
Publicado em 24/05/2021 às 8:00
Reprodução (Pixabay)
FOTO: Reprodução (Pixabay)

O café é mundialmente conhecido como um bebida quente e tradicional. Na primeira refeição do dia, depois do almoço, no lanche da tarde e no jantar, a bebida está presente na maioria das mesas brasileiras e pode ser considerada uma das mais populares do país. Por ser tão especial e importante, o grão tem um dia marcado no calendário só para ele.

Nesta segunda-feira (24), é celebrado o Dia Nacional do Café, e, concidentemente, também é celebrado o dia do barista, profissional especializado em criar novas bebidas baseadas no café. Para comemorar a data, o NE10 Interior conversou com o barista, Erick Silva, que falou sobre a profissão e selecionou três dinks diferentes com café.

Erick é engenheiro civil, mas estuda café há cinco anos. De acordo com ele, o barista acompanha o café desde o plantio do grão até o produto final. "O barista é o especialista em transformar o trabalho de todas as mãos que compõe a cadeira antes dele, no produto final para o consumidor. Não só a bebida em si, mas a experiência sensorial. Ele estuda o café, o que aconteceu desde o plantio até a torra, e como ele pode entregar aquele material riquíssimo ao cliente", contou.

Dia nacional do café
Erick Silva é formado em engenharia civil, mas estuda café há cinco anos e trabalha como barista há um ano.
Reprodução/Filipe Ramos

Atualmente, ele é barista do Versado Cafés Especiais de Recife, e explicou que uma parte do barismo, são os drinks baseados no café. Ou seja, transformar o café em novas bebidas originais. "O mais importante é extrair bem o café. Pode ser filtrado, expresso, drinks clássicos ou assinatura (onde o barista dá seu toque particular). Existem até campeonatos de barista nacionais e mundiais, onde o foco é a apresentação de bebidas aos jurados mostrando toda a técnica e conhecimento", disse.

Para o NE10 Interior ele selecionou três drinks com café, fáceis e que podem ser feitos em casa. 

1 - Irish Coffe

Dia nacional do café
Irish Coffe é uma mistura de uísque e café.
Reprodução (Pixabay)

O Irish Coffe foi criado para aquecer tripulantes de um voo que teve que fazer um pouso de emergência devido a condições climáticas. Para tentar aquecer os tripulantes, o dono de um restaurante misturou Whisky Irlandês no café e assim nasceu o Irish Coffe.

Ingredientes:

30g de café de qualidade
240ml de água para coar
40ml de whisky
50ml xarope para adoçar (o sabor do xarope, ou a forma de adoçar é opcional)
50g de creme de leite fresco

Modo de preparo:

Prepare o café de forma tradicional ou da maneira que preferir. Misture a dose de whisky no café quente, em seguida adicione o xarope, reserve. Em outro recipiente bata o creme de leite até ele ficar cremoso e liso. Sirva o café e derrame suavemente o creme de leite sob o café.

2 - Cold Brew com tônica

Dia nacional do café
Cold Brew possui um processo diferente do café gelado. 
Reprodução (Pixabay)

Cold Brew é o processo de fazer o café com água em temperatura ambiente ou fria. Esse método é mais demorado e dá um sabor mais leve e mais adocicado ao café. Diferente do café gelado, o Cold Brew tem o modo de preparo que envolve a água fria.

Ingredientes:

Gelo
150ml de tônica
60ml de cold brew (ou 30ml de espresso)
Duas rodelas de limão
Suco de um limão

Modo de preparo:

Para fazer o Cold Brew, basta misturar o pó do café a água, coloque em um recipiente de vidro fechado com boa vedação, leve a geladeira por cerca de 20h. Após o tempo indicado, filtre o café da maneira que preferir. Em seguida, coloque o café em um copo com gelo, misture a água tônica e o suco de limão. Sirva com rodelas de limão.

3 - Latte Gelado

Dia nacional do café
Mistura que une elementos que harmonizam bem com o café.
Reprodução (Pixabay)

Esse drink é uma mistura une elementos que sempre harmonizaram bem com o café como o leite e o caramelo ou chocolate. Uma mistura refrescante e clássica. 

Ingredientes:

Gelo
200ml de leite
30ml de xarope de caramelo
Doce de leite ou chocolate
60ml de um café concentrado

Modo de preparo:

Em um copo coloque gelo, em seguida adicione o xarope de caramelo, o leite, por último, acrescente o café e misture. Sirva com doce de leite ou chocolate por cima.