Sobrenatural

Lenda sobre espíritos que puxam o pé de nadadores assombra população do Agreste

Supostos afogamentos na cidade de Lagoa dos Gatos teriam sido causados pelo sobrenatural

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 28/05/2021 às 16:12
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Em meio a uma lagoa de águas calmas, uma estátua de um gato se ergue. Forte, imponente, colorida. Um dos pontos turísticos mais visitados da cidade de Lagoa dos Gatos, no Agreste de Pernambuco é a representação artística do gato Maracajá, animal encontrado em abundância em trechos de mata atlântica presentes na região. A estátua e o lago, porém, escondem uma lenda macabra em meio aos seus encantos: espíritos zombeteiros que afogam nadadores.

> Pedra do Reino Encantado intriga moradores de Lagoa dos Gatos

> Relatos de suposta casa mal assombrada assustam população em Lagoa dos Gatos

As mortes geralmente acontecem no período de carnaval, época na qual a cidade fica lotada de turistas que aproveitam o clima quente e de folia para se refrescar nas águas da cidade. Entretanto, acabam se afogando e perdendo as suas vidas durante os momentos de diversão.

Muitos moradores acreditam que é o gato que puxa as pessoas e as arrasta para as águas profundas. Eles usam como base história que deu nome à cidade, a qual conta que um gato maracajá foi encontrado afogado no centro da lagoa por caçadores.

Segundo o motorista Alberto Fernando, o folclore popular explica os acontecimentos há muito tempo. "O que fala aqui sempre é sobre uma lenda que o gato puxa o pessoal. Geralmente, quando se afoga alguém aqui as pessoas aparecem lá no meio da lagoa. O pessoal fala que é o próprio gato que puxa", comenta.

O irmão da aposentada Maria da Conceição morreu afogado na lagoa. Um amigo ainda tentou salvá-lo mas ele não resistiu. O acontecido traumatizou a mulher para sempre. "Antes disso eu até já nadei lá, mas hoje eu não entro lá mais de jeito nenhum", explica.

Após diversos afogamentos, a população ficou com medo e deixou de tomar banho nas águas do açude. Local no qual era comum as brincadeiras de tentar nadar até o centro, no qual existe uma ilha onde fica a estátua de gato e voltar para a terra firme. Entretanto, após diversos afogamentos, ninguém mais teve coragem de ir até o local.

O medo sobre lenda é antigo e a história conta que a Lagoa Maracajá ficava no terreno de um fazendeiro que guardava parte da sua fortuna em baús. Cheios de dinheiro, esses cofres ficavam escondidos dentro da água para evitar que fossem descobertos facilmente. Desta forma, era do interesse do homem encontrar motivos para que as pessoas não se banhassem em suas terras e acabassem encontrando o dinheiro.

 Acompanhe a matéria completa

 

Casa com espíritos, Pedra encantada e agora... Lagoa assombrada? Parece que a cidade de Lagoa dos Gatos, no Agreste de Pernambuco, além de ser um paraíso perdido em pleno interior, tem também alguns mistérios sobrenaturais. O que você acha sobre isso?