entretenimento

Saiba quem é Beto Skubs, roteirista brasileiro de 'Grey's Anatomy'

O brasileiro faz parte do time de uma das séries mais premiadas da história da televisão.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 28/07/2021 às 10:30
Cortesia
FOTO: Cortesia

O brasileiro Beto Skubs integra o time de roteiristas de uma das séries mais premiadas da história da televisão: Grey's Anatomy. O paulistano, criado em Piracicaba, se interessou pela leitura graças à influência de Denise, sua mãe, e traçou um longo caminho cheio de paixão pela escrita.

"A gente era muito pobre na época, mas minha mãe sempre acreditou muito em nos educar, eu e minha irmã. Então eu lia muitos quadrinhos infantis, e aí comecei a ler livros, inclusive alguns que provavelmente eu não deveria aos 7 anos. Fiquei muito bom nas redações da escola. Então, a influência da minha mãe e a leitura de coisas que eu adorava foram a origem da minha paixão por criar histórias", contou Beto Skubs em entrevista ao Blog Social 1.

O êxito profissional foi resultado do talento, dedicação e do aproveitamento das oportunidades. Em sua formação profissional, Beto chegou a cursar jornalismo, em 1999, sempre com o sonho de ser escritor. No entanto, ele confessa que "não tinha a menor ideia do que estava fazendo". Com a  insatisfação no curso, ele decidiu mudar a rota quando se deparou com curtas-metragens do curso de Rádio e TV.

"É isto que eu quero escrever: roteiros!”, disse. Ele contou que chegou a aprender sozinho inglês na adolescência para conseguir ler livros e roteiros de Star Wars. "Nunca tinha clicado que isso poderia ser uma profissão. Aí transferi o curso", recorda o roteirista, que se formou em Rádio e TV em 2004, pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Mudança

O roteirista contou que após receber uma bolsa CAPES-Fulbright para estudar Roteiro e Produção de TV e Cinema na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) as coisas começaram a mudar de verdade. A faculdade em que ele estudou é considerada uma das melhores faculdades de roteiros de cinema e TV do mundo.

Na instituição estadunidense, Skubs vendeu uma série de ficção científica, batizada de Singular, para a Sony, mas a produção não foi adiante. "Mas foi meu primeiro contato com um grande estúdio, com o processo de criar, escrever e desenvolver para um grande estúdio de Hollywood. Pouco depois conheci meu agente, que hoje é meu empresário. Depois de me formar, passei um bom tempo escrevendo como freelancer para tudo o que aparecia. Séries infantis, Ben 10, série da Disney Channel Brasil, etc", recorda.

No entanto, em 2018, recebeu da Globo um convite para participar do processo de criação de uma série inédita da emissora. Ao retornar para os Estados Unidos, ele recebeu a oferta para ingressar no time Grey’s anatomy. A série criada por Shonda Rhimes encerrou recentemente sua 17ª temporada e se encaminha para a 18ª.

"A expectativa é fazer a melhor temporada de todas. Todas as temporadas tem que ser assim, a gente tem que fazer de tudo para ser sempre melhor, nunca se acomodar. E para mim, pessoalmente, orgulhar os fãs brasileiros da série, que eu sei que são muito apaixonados e tem me dado muito carinho desde que eu comecei. Assim como a minha família, e a minha mãe, que sempre foram muito fãs da série. Ou seja, como profissional, espero que a 18ª temporada seja a melhor de todas. Como pessoa, espero orgulhar os fãs da série e a minha família!".

*Com informações do Blog Social 1