Está previsto duas chuvas de meteoros, nesta quinta (29) e sexta-feira (30), possível de serem vistas em todo o Brasil. Em condições ideais, é possível ver 30 meteoros riscando a noite, por hora, a olho nu. Os eventos são a Delta Aquáridas do Sul e a Alfa Capricórnidas.
Este ano a visualização pode ser atrapalhada por outro fenômeno, a lua. Por estar saindo da fase cheia, seu brilho pode ofuscar parte da observação. O céu nublado também pode ser um empecilho para notar os meteoros.
Para visualizar melhor, é necessário estar em um local afastados das luzes da cidade e esperar até meia noite, quando a constelação de Aquário está mais alta no céu. Os meteoros tendem a deixar clarões no céu, aparece como bolas de fogo brilhantes, em vez dos rastros tradicionais.
Para uma melhor visualização;
- Torça para um céu sem nuvens e procure um local com poucas luzes, se possível, fugir dos grandes centros. Quanto menos poluição luminosa, maior chance de conseguir observar.
- Procure evitar telas por muito tempo para que os olhos possam se adaptar com o céu noturno e consiga diferenciar a luminosidade dos corpos celestes (estrelas, meteoros, planetas, etc).
- Olhe para o leste, na direção que o sol nasce, a partir das 21 horas. Onde se localizam as constelações de Aquário e Capricórnio, elas já vão estar visíveis no horizonte, acima da Lua, que estará nascendo.
- Faça o download de aplicativos que permitem e ajudam na procura das constelações, como SkyView, Star Chart, Stellarium, Star Walk ou Sky Safari.
*Informações do UOL