Entretenimento

Cuscuz é o prato mais pedido nos aplicativos de entrega pelos Nordestinos

Nordeste é uma das cinco regiões que mais regionaliza seus pedidos de alimentos

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 29/07/2021 às 16:52
Pixabay
FOTO: Pixabay

O cuscuz é considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade, mas no Nordeste do Brasil há um destaque maior para essa comida. Além do preparo caseiro, o alimento tem uma grande procura nos aplicativos de delivery de comida.

De acordo com a pesquisa da 99 Food em parceria com o instituto Ipsos e Datafolha, os pedidos para o consumo em todas as refeições diárias, com o acréscimo de carne ou outra proteína, totaliza 22% da preferência dos clientes. A média nacional é de 6%. 

A procura está ligada à propensão dos nordestinos consumirem produtos regionais. O Nordeste é uma das cinco regiões que mais regionaliza seus pedidos de alimentos, a que se destaca como mais forte ligação com sua cultura gastronômica.

Segundo a pesquisa, 41% dos participantes consideram o consumo dos pratos regionais, como forma de valorizar a cultura local e 29% entendem que a comida regional os conecta com seus familiares.

*Informações do Jornal do Commercio

Consumo no Brasil

O cuscuz pode ser preparado no Brasil a partir da farinha ou polvilho, de milho, arroz ou mandioca. A massa cozida no vapor e geralmente é salgada e levemente umedecida. No Nordeste, o costume é de comer o cuscuz acompanhado de leite, ovos, manteiga, carne-de-charque e os mais variados acompanhamentos.

A cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, é conhecida pela festa do cuscuz gigante, realizada no mês de junho em comemoração ao São João. Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, a tradicional festa não aconteceu.