Internacional

Britânico acha moeda que pode valer até R$ 1,4 milhão

A moeda foi criada durante o reinado de Egberto de Wessex

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 30/07/2021 às 15:24
Reprodução/Dix Noonan Webb
FOTO: Reprodução/Dix Noonan Webb

Foi achada uma moeda de ouro anglo-saxônica, que foi criada entre os anos 802 e 839, durante o reinado de Egberto de Wessex. Achada com uma ajuda de detector de metais, em março de 2020, foi avaliada e será leiloada por 200 mil libras (em torno de R$ 1,4 milhão de reais).

A moeda foi achada a 18 centímetros do chão, na parte de trás de um bar inglês. Segundo o Daily Mail, o tesouro remete ao avô de Alfredo, o Grande, um dos reis saxões mais famosos que governou Wessex, que está situado na região Bournemouth na Inglaterra. 

A moeda equivale a 30 moedas comuns de prata, utilizadas na época e pesquisadores acreditam que o objeto era usado apenas em premiações para pessoas importantes. De acordo com o chefe de departamento de moedas do site de leilões Dix Noonan Webb “Esta moeda provavelmente representa um manco: uma denominação de ouro que apareceu pela primeira vez no centro e norte da Itália, mas já existia na Inglaterra antes do ano 800”.

A moeda é considerada extremamente rara por ser feita de 95% de ouro e há apenas oito unidades registradas nos museus ingleses. Como ela não possui marca do ano de fundição, não se pode saber exatamente quando foi feita. 

*Informações da UOL