famosos

Crises de ansiedade e perda de memória: ex-BBB Lumena revela consequências do cancelamento nas redes

Em vídeo publicado no YouTube, a psicóloga conta como aprendeu a lidar com as mensagens de ódio.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 05/08/2021 às 9:30
Reprodução/Globo
FOTO: Reprodução/Globo

A cultura do "cancelamento" na internet provocou sérias consequências na vida de diversos participantes do BBB21. Uma das pessoas que mais recebeu críticas durante a edição do reality foi Lumena Aleluia, que revelou em vídeo publicado no YouTube na última terça-feira (3) que teve crises de ansiedade e perda de memória como consequência da pressão psicológica que sofreu após sair da casa do Big Brother.

A psicóloga comentou na gravação "o que aprendeu com o cancelamento". "A internet não precisa ser espaço de críticas odiosas, mas de críticas construtivas, que é de fato o que tenho priorizado na minha história de vida", afirmou Lumena, exibindo mensagens de ódio que recebeu nas redes sociais.

"Quando saí do programa, como não entendia o que estava acontecendo, eu tive alguns processos de adoecimento muito forte. Dentre eles, eu tive pânico, tive fobias, tive crises de ansiedade, tive perda de memória, o que obviamente naquele momento me convocou a buscar ajuda profissional, um processo de autocuidado, que foi o que de fato me deu coragem pra assumir uma relação de ressignificar essa experiencia do cancelamento e sim, cancelar o cancelamento", revelou.

Um processo difícil

Lumena contou que precisou de ajuda profissional e recebeu muito apoio da família para passar pelo momento. Ela afirmou que este período foi para aprender a lidar com essa "experiência dolorosa".

"Qualquer experiência desafiadora na vida, se a gente não tem uma rede de apoio, se a gente não tem ajuda profissional, se a gente não tem suporte familiar e, sobretudo, acolhimento, carinho, a gente não consegue passar, reconhecer os erros, fazer autocrítica e se reinventar. E minha jornada foi sobre isso", disse. "Costumo dizer que consegui o mérito de cancelar o cancelamento."

A ex-BBB disse ainda que não foi a única a receber ataques de ódio. Pessoas da sua família chegaram a receber mensagens ameaçadoras por causa da sua postura. "Minha família recebeu ameaça, minha companheira recebeu ameaça de morte, meu terreiro foi ameaçado", contou.