Comemoração

Qual é a origem do Dia dos Pais? Saiba mais sobre a data

Data é comemorada no segundo domingo de agosto

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 06/08/2021 às 12:27
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto no Brasil. Este ano, a data cai neste domingo (8), mas você sabia que já foi comemorada de maneira fixa no dia 16 deste mês? Em outros países, como Estados Unidos, o Dia dos Pai é comemorado no terceiro domingo de junho. Já Portugal e Espanha comemoram no dia 19 de março.

Nos Estados Unidos, a data foi institucionalizada no início do século XX. A primeira comemoração ocorreu em 19 de junho de 1910. Esse dia foi escolhido por sugestão de Sonora Louis Dodd, que queria homenagear seu pai, William Jackson Smart. 19 de junho era a data de nascimento dele.

A iniciativa de Sonora Louis incentivou muitas pessoas da sua cidade, Washington, a fazerem o mesmo. Com isso, a ideia de comemorar o dia dos pais foi se espalhando para outros estados do país. Em 1966, a data foi alterada por outros fatores e passou para o terceiro domingo de junho, sendo declarado pelo presidente Richard Nixon o dia oficial da comemoração.

No Brasil, o Dia dos Pais foi comemorado pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953. A data foi pensada por um publicitário chamado Sylvio Bhering. O objetivo dele era social e comercial. A ideia era associar essa data ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus Cristo, que é comemorado em 16 de agosto, de acordo com o calendário Igreja Católica.

Confira lindas mensagens para enviar no Dia dos Pais

Porém, nos outros anos que se seguiram, o Dia dos Pais passou para o segundo domingo de agosto, como continua sendo até os dias atuais.

*Com informações de Cláudio Fernandes, do site Brasil Escola