curiosidades

Como calcular a idade de cachorro e gato? Saiba quantos "anos humanos" tem o seu bichinho

Veterinária explica como é feito o cálculo.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 10/08/2021 às 10:30
Pixabay
FOTO: Pixabay

É bastante comum as pessoas comentarem que cada ano humano corresponde a sete anos de um pet. Apesar da crença popular, especialistas esclarecem que isso é apenas um mito e que para entender quantos "anos humanos" um animal tem é necessário levar em consideração outros fatores, como porte, a raça e o tipo de animal, por exemplo. 

De acordo com a veterinária Farah de Andrade, cães de pequeno porte, que têm até dez quilos, amadurecem mais rápido nos primeiros anos de vida, mas iniciam a terceira idade por volta dos sete anos. Por outro lado, os cães de médio e grande porte tendem a amadurecer mais lentamente no início da vida e são considerados idosos a partir dos cinco anos. A partir dos cálculos, a média aponta que só o primeiro ano do cão equivaleria a 15 anos no homem.

"Nessa fase de filhote, o cão sofre diversas transformações, vai de bebê a adulto em pouquíssimos meses, amadurecendo bem mais rápido que nós, humanos", explicou a profissional em entrevista ao JC Online, destacando ainda que os gatos, por sua vez, só entram na terceira idade aos dez anos.

A veterinária disse ainda que não existe uma correspondência regular entre a idade dos gatos e a dos humanos, tendo em vista que os dois primeiros anos do gato equivalem aos 24 anos do humano e, a partir dos 2 anos, cada ano da vida do gato corresponde a cerca de 4 a 5 anos do homem.

"Por exemplo, um gato com 10 anos é considerado sênior e tem aproximadamente 56 anos humanos. Entretanto, esses valores são apenas indicativos, já que naturalmente existem gatos que parecem ser mais jovens em relação a sua idade e vice-versa", pontua Farah. Saiba como calcular a idade de cachorro e gato:

Cálculo para cachorros

Cão de pequeno porte:
Multiplique os 2 primeiros anos por 12,5 (25 anos); Subtraia da idade do pet esses 2 anos, e multiplique o restante por 4,5.
Cão de médio porte:
Multiplique os 2 primeiros anos por 10,5 (21 anos); Subtraia da idade do pet esses 2 anos, e multiplique o restante por 5,7.
Cão de grande porte:
Multiplique os 2 primeiros anos por 9 (18 anos); Subtraia da idade do pet esses 2 anos, e multiplique o restante por 8.

Cálculo para gatos

Primeiro ano de vida: acrescente 15 anos
Segundo ano de vida: acrescente 10 anos
A partir do terceiro ano: acrescente 4 anos

*Com informações do JC Online