entretenimento

Confira 5 filmes inspiradores para assistir no Dia do Estudante

Histórias de inspiração de alunos são contadas através da arte. O NE10 Interior selecionou algumas delas.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 11/08/2021 às 10:10
NOTÍCIA
Reprodução
FOTO: Reprodução
Leitura:

O Dia do Estudante é comemorado sempre no dia 11 de agosto. A data começou a ser comemorada em 1927 no Brasil, depois que Dom Pedro I autorizou os primeiros cursos superiores em Direito, na cidade de Olinda, Pernambuco.

Confira 10 lindas mensagens para o Dia do Estudante

Quando e como surgiu o Dia do Estudante?

Neste dia, muitas pessoas aproveitam para homenagear aqueles que estão sempre na busca pelo conhecimento. O NE10 Interior fez uma seleção de filmes com histórias inspiradoras de estudantes para comemorar a data. Confira:

1. Um sonho possível

Michael Oher é um jovem negro, filho de uma mãe viciada e que não tem onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele é avistado pela família de Leigh Anne Tuohy, andando em direção ao estádio da escola para dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tem ideia que aquele dia mudaria para sempre a sua vida. Com a ajuda da nova família e de uma tutora dedicada, ele percebe seu potencial como estudante e jogador de futebol americano.

Disponível na Telecine.

2. Escritores da liberdade

Sinopse: Uma jovem e idealista professora chega a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell aposta em métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento e reconhecendo valores.

Onde assistir: Disponível pra aluguel no youtube

3. O sorriso de Monalisa

Sinopse: Katherine Watson é uma recém-formanda da UCLA que foi contratada, em 1953, para lecionar História da Arte na prestigiosa Wellesley College, uma escola só para mulheres. Determinada a confrontar valores ultrapassados da sociedade e da instituição, Katherine inspira suas alunas tradicionais, incluindo Betty e Joan, a mudarem a vida das pessoas como futuras líderes que serão.

Onde assistir: Disponível na Netflix

4. Sociedade dos poetas mortos

Sinopse: O novo professor de Inglês John Keating é introduzido a uma escola preparatória de meninos que é conhecida por suas antigas tradições e alto padrão. Ele usa métodos pouco ortodoxos para atingir seus alunos, que enfrentam enormes pressões de seus pais e da escola. Com a ajuda de Keating, os alunos Neil Perry, Todd Anderson e outros aprendem como não serem tão tímidos, seguir seus sonhos e aproveitar cada dia.

Onde assistir: Disponível na Netflix

5. Estrelas além do tempo

Sinopse: No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas que enfrentaram barreiras sociais para seguir estudando, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

Onde assistir: Disponível na Telecine.

Mais Lidas