sexta-feira 13

Lendas Pernambucanas: Quem é a Galega da Cadisa? Conheça história sobre loira que assusta motoristas

A história é uma das lendas mais conhecidas pelos moradores do Agreste.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 13/08/2021 às 14:55
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Uma das lendas urbanas mais conhecidas do Agreste de Pernambuco é a da "Galega da Cadisa". A lenda diz respeito a uma mulher que costuma assombrar motoristas e taxistas no entorno do Estádio Luiz José de Lacerda (Lacerdão), no bairro Maurício de Nassau, em Caruaru.

No local, funcionava uma loja de caminhões, que foi desativada. A história da Galega da Cadisa, contada desde a década de 70, relata que uma mulher loira, com um sorriso encantador, saía da loja durante a madrugada e andava pelas ruas da cidade, procurando por taxistas para pedir carona e seduzi-los. Depois de seduzir o motorista, ela desaparecia.

Quem é a Galega da Cadisa?

A história é relatada por taxistas da cidade, que chegaram a contar com a ajuda da divulgação dos relatos por um locutor de rádio. Foi então que os relatos aumentaram e alguns dos taxistas chegaram a comentar que foram até a casa da Galega da Cadisa. Quando perguntavam por ela, recebiam a notícia de que uma mulher com as mesmas características havia morado ali, mas já tinha morrido há muitos anos.

"Alguns taxistas já pegaram essa galega. Ela dava sinal para o táxi, entrava. Em seguida, com dois, três minutos, o taxista não percebia ela falando nada, curiosamente olhava para trás. Quando olhava para trás, não tinha era ninguém", contou o taxista Reginaldo de Brito.

O ambulante Jorge Silva trabalha há mais de 15 anos em frente ao local em que a concessionária funcionava e já ouviu muitas histórias. "O caminhoneiro saía, à meia-noite ela aparecia. Eles falavam que quando menos esperavam, ela estava na cabine", relembrou.