Polêmica

Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 30 mil após rabiscar quadro em hotel

Influenciador desenhou olhos e boca no trabalho da artista plástica

NE10 Interior
NE10 Interior
Publicado em 18/08/2021 às 15:05
Reprodução/Instagram
FOTO: Reprodução/Instagram

O influenciador Carlinhos Maia foi condenado a pagar R$ 30 mil por rabiscar um quadro de uma artista plástica de um hotel onde ficou hospedado em Aracaju. A condenação foi feita pelo juiz Cristiano José Macedo Costa, da 11ª Vara Cível de Aracaju. O caso ocorreu em 2019.

Maia resolveu rabiscar o quadro da artista sergipana Lau Rocha. Ele publicou vídeos dizendo que havia se assustado com o quadro de uma mulher sem rosto e em seguida desenhou olhos e boca. "Os hóspedes desse hotel vão me agradecer", escreveu na legenda da foto.

“Além da violação da honra, tem a questão do direito autoral. O juiz analisou o caso dentro dessa perspectiva”, afirma o advogado da artista, Felipe Ribeiro.

Lau Rocha falou sobre a decisão do juíza em uma rede social: "Embora ainda caiba recurso, essa decisão é uma vitória importante, que exalta o respeito a quem produz a arte que livra da ignorância".

Caso repercutiu

O caso repercutiu bastante na internet na época e, após receber diversas críticas nas redes sociais, o influenciador disse que teve autorização da proprietária do hotel para rabiscar o quadro. A proprietária também é ré e recebeu uma condenação pelo valor e deve devolver o quadro.

A dona do hotel disse ao G1 que não vai se manifestar sobre o caso. A assessoria e a defesa de Carlinhos Maia não foram localizados.

*Com informações do G1