comemoração

SBT 40 anos: relembre a história da emissora de Silvio Santos

Há quatro décadas, a emissora se consagra no Brasil através de entretenimento, jornalismo e cultura.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 19/08/2021 às 12:55
NOTÍCIA
Reprodução/SBT
FOTO: Reprodução/SBT
Leitura:

O SBT foi ao ar pela primeira vez como emissora de TV aberta no Brasil há 40 anos, no dia 19 de agosto de 1981, realizando o sonho do seu fundador, Silvio Santos. A cerimônia de lançamento foi transmitida ao vivo na época e foi motivo de muita comemoração. "Quando eu cheguei aqui o pessoal me cumprimentou e disse: 'Terminou a novela!'. E, realmente, foi uma novela. Uma novela com happy ending [final feliz]", disse o apresentador. 

Programa Silvio Santos exibe documentário em comemoração aos 40 anos do SBT; assista

A sigla SBT, que nasceu de "Sistema Brasileiro de Televisão", foi na verdade a segunda emissora de Silvio Santos. A primeira, a TVS (sigla para TV Studios Silvio Santos Ltda.), concedida pelo governo federal em 22 de outubro de 1975, com oficialização do contrato em 22 de dezembro daquele ano. O canal foi ao ar pela primeira vez em 14 de maio de 1976, pela torre da antiga TV Continental. A aquisição de mais emissoras e o lançamento efetivo do SBT ocorreria apenas alguns anos depois.

Nasce o do SBT

Foi no dia 19 de março de 1981, após diversas negociações, que o ministro das Comunicações, Haroldo Corrêa de Mattos, divulgou o resultado da concessão a Silvio Santos. Foi concedido ao SBT o canal da Rádio Difusora e canal 4 em São Paulo, da Rádio Marajoara e canal 2 em Belém, da Rádio Difusora Piratini e canal 5 em Porto Alegre e do novo canal 9 no Rio de Janeiro. Já a Manchete, do Grupo Bloch, ficou com a Rádio Guarani e canal 4 de Belo Horizonte, a Rádio Tupi e canal 6 do Rio de Janeiro, a Rádio Clube Pernambuco e canal 6 de Recife, a Ceará Rádio Clube e canal 2 de Fortaleza e um novo canal em São Paulo.

A estreia da emissora iria ocorrer no dia 19 de agosto daquele ano. Em anúncio publicado no jornal, a nova emissora dizia: "Hoje às 9h30 - hora de Brasília - sintonize a TVS-Canal 4 e assista a cerimônia de concessão, pelo Governo Federal, das novas emissoras do Sistema Brasileiro de Televisão. [...] Este momento marcará também a concretização do SBT em dimensões nacionais."

Na cerimônia de inauguração estavam presentes Haroldo de Mattos (ministro das Comunicações), Murilo Macedo (ministro do Trabalho), Ernane Galvêas (ministro da Fazenda) e Jair Soares (ministro da Previdência Social), além de Humberto Mesquita, representante dos ex-funcionários da TV Tupi, Silvio Santos e outras personalidades.

SBT 40 anos: programação ganha destaque

Após 40 anos, o SBT continua investindo em conteúdos variados na programação, que misturam entretenimento, cultura e jornalismo. Na programação infantil, uma das marcas são os programas Bom Dia e Cia e o Sábado Animado, além das novelas que marcaram a história recente da emissora, como Chiquititas e As Aventuras de Poliana. 

O SBT também é conhecido por exibir e reprisar as famosas novelas mexicanas, como Coração Indomável, Esmeralda, A Usurpadora e Amores Verdadeiros. Além disso, a diversão foi garantida por muitos anos para os fãs de Chaves e Chapolin, que deixaram de ser exibidos em 2020.

Já o Programa Silvio Santos, um dos principais e mais antigos da grade de programação, é exibido nos domingos à noite. Além dele, têm destaque s programas comandados pelos apresentadores Eliana, Celso Portiolli, Ratinho, Raul Gil, Danilo Gentili, Otávio Mesquita e Carlos Alberto de Nóbrega, em A Praça é Nossa.

Nos últimos anos, as filhas do apresentador, Rebeca, Silvia e Patricia Abravanel, também passaram a trabalhar na emissora. Recentemente, foi lançado o Vem Pra Cá, que conta com a apresentação de Patricia e Gabriel Cartolano e é exibido de segunda a sexta.

Desde 2019, o SBT tem investido ainda na cobertura e transmissão de campeonatos de futebol. Entre as competições adquiridas pela emissora, constam a Libertadores, Liga dos Campeões da Europa e a Copa América de 2020, além da Copa do Nordeste.

*Com informações do Terra

Mais Lidas