astronomia

Conjunção tripla entre Lua, Saturno e Júpiter acontece neste fim de semana; saiba como ver

Os planetas estarão brilhantes contra a profundidade do céu

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 21/08/2021 às 12:05
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

Nas noites de sábado(21) e domingo(22), acontece o fenômeno chamado conjunção tripla e será possível observar a lua próxima de Saturno e Júpiter no céu. Será possível a visualização do satélite natural e dos dois planetas próximos. 

Na noite deste sábado será possível ver Saturno acima da Lua e Júpiter, abaixo e do lado esquerdo da Lua. No domingo a Lua poderá ser vista abaixo de Júpiter e Saturno. Os planetas estarão brilhantes contra a profundidade do céu e considerando as órbitas deles, nessa época, eles ficam mais próximos à terra.

A indicação é de que se procure um local com poucas luzes, se possível, fugir dos grandes centros. Quanto menos poluição luminosa, maior chance de conseguir observar. Procure também evitar telas por muito tempo para que os olhos possam se adaptar ao céu noturno.

Lua Azul 

Além da conjuntura, a lua ficará cheia neste domingo (22). Desta vez, o fenômeno se chamará "Lua Azul" ou "Blue Moon" (em inglês). Segundo a Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), a Lua Azul ocorre a cada dois anos e meio e três anos. Apesar do nome, a lua cheia não mudará de cor.