PARA ASSISTIR

11 de setembro: Filmes, séries e documentários para lembrar ou conhecer o que aconteceu em Nova York

Se completam 20 anos do ataque terrorista às Torres Gêmeas

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 11/09/2021 às 11:50
Reprodução/Netflix
FOTO: Reprodução/Netflix

Em 2021 se completam 20 anos de um dos dias mais registrados e comentados da história. O ataque ao World Trade Center, no dia 11 de setembro de 2001, deixou 2.996 pessoas mortas e muitas marcas na humanidade. Para entender melhor o que foi o 11 de setembro, separamos filmes, séries e documentários sobre a história. 

Confira filmes, séries e documentários sobre o 11 de setembro: 

  1. As Torres Gêmeas
  2. O Que Aconteceu em 11 de Setembro
  3. Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra Contra o Terror
  4. Voo United 93
  5. Quanto Vale?
  6. O Relatório

As Torres Gêmeas

Um clássico que conta a história de dois agentes da Autoridade Portuária, o sargento John McLoughlin e o diretor de Will Jimeno, ficam presos nos escombros do World Trade Center depois de ajudarem as pessoas a escapar dos edifícios durante os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. O filme estrelado por Nicolas Cage, pode ser encontrado na Netflix. 

O Que Aconteceu em 11 de Setembro 

O documentário da HBO feito com 9/11 Tribute Museum para explicar de maneira fácil para crianças sobre os ataques e quais os impactos na cidade de Nova York. Com uma duração de 30 minutos traz historiadores, sobreviventes e familiares de vítimas para que possam apresentar os acontecimentos de forma mais acessível. 

Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra Contra o Terror

Uma série lançada este ano na Netflix, que conta sobre os ataques de 11 de setembro, acompanha o início da Al-Qaeda, nos anos 80, até a resposta dos Estados Unidos, dentro e fora do país. São 5 episódios com duração média de 1 hora cada. 

Voo United 93

Esse filme de 2006 traz uma provável reconstituição do que aconteceu em um dos aviões sequestrados por terroristas, que tinham por objetivo abatê-lo mas que não conseguiram atingir seu alvo. O filme pode ser encontrado no telecine. 

Quanto Vale?

E depois? Como fica os familiares das quase 3 mil vítimas do ataque? O filme mostra um advogado que enfrenta uma batalha ferrenha para criar um fundo de compensação pelas vidas perdidas. Todo baseado em uma história real, você pode encontrar na Netflix. 

O Relatório

Um dos filmes mais recentes sobre o atentado, ‘O Relatório’ conta as partes mais sombrias, como a CIA passou a adotar o uso da tortura como meio de obter informações de pessoas consideradas ameaças ao país, se justificando que seria para evitar que outro ataque acontecesse. Estrelado por Adam Driver, o seu personagem, o agente Daniel J. Jones, inicia investigações internas sobre denúncias de destruição de fitas de interrogatório por parte da CIA. O longa pode ser encontrado no prime video.