Datas comemorativas

Quais são os benefícios da cachaça? Confira curiosidades sobre a bebida que é a cara do Brasil

No dia 13 de setembro é comemorado o Dia da Cachaça

Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 13/09/2021 às 15:52 | Atualizado em 24/02/2023 às 14:47
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A cachaça é considerada uma das bebidas mais populares e apreciadas no Brasil. A bebida é muito querida e possui uma importância cultural e histórica tão grande que ganhou um dia especial para ela: 13 de setembro. Em 1661, nessa data, ocorreu a “Revolta da Cachaça”, levante contra a colônia portuguesa que gerou a legalização da bebida. Anos mais tarde, em 2009, o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac) definiu o 13 de setembro como o Dia Nacional da Cachaça.

De acordo com artigo publicado no site do médico Drauzio Varella, se consumido com moderação, o álcool pode ser benéfico para a saúde. Considerando duas doses diárias de cachaça para os homens e uma dose para as mulheres, as redes de veias e artérias podem se dilatadas e o fluxo sanguíneo é melhorado. Com isso, há diminuição nas chances de desenvolver uma doença venosa e também redução do risco de doenças cardiovasculares e infartos.

Além disso, se consumida de maneira moderada, a cachaça também pode contribuir para o aumento do colesterol “bom”.

Em Chã Grande, na Zona da Mata de Pernambuco, o Engenho Sanhaçu é conhecido por produzir cachaça com sustentabilidade. No local, é possível acompanhar todo o processo de fabricação da bebida. Tudo começa com a moagem da cana de açúcar. Em seguida, o caldo é levado para a fermentação e, depois, ele vai para o alambique, onde é aquecido. O líquido é resfriado a seguir. 80% dele vira cachaça e os outros 20% vira álcool etílico, utilizado em veículos.

Depois de passar pela destilação, a cachaçada é encaminhada para tonéis, onde fica descansando por até 2 anos, aproximadamente

Acompanhe a reportagem completa:

*Com informações da CNN Brasil, Drauzio Varella, Blog Cachaçaria Nacional