Datas comemorativas

Como surgiu o Dia do Professor? Saiba mais sobre a origem da data

Data busca destacar o importante papel desse profissional

Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 14/10/2021 às 12:24 | Atualizado em 23/01/2023 às 9:14
Notícia
FREEPIK/DIVULGAÇÃO
Nesta sexta-feira (15) é dia de comemorar o dia das pessoas mais importantes para a formação dos cidadãos: o professor! - FOTO: FREEPIK/DIVULGAÇÃO

O Dia do Professor é comemorado no Brasil em 15 de outubro, nesta sexta-feira. A data busca homenagear os educadores e destacar o importante papel desses profissionais na formação do ser humano. O dia foi estabelecido em 1963 durante o governo de João Goulart.

Origem da data

A data faz uma referência ao dia 15 de outubro de 1827, em que Dom Pedro I emitiu uma lei sobre o Ensino Elementar. A lei determinou que Escolas de Primeiras Letras (atualmente conhecido como Ensino Fundamental) deveriam ensinar meninas e meninos a leitura, a escrita e as quatro operações de cálculo.

A ideia do feriado veio em 1947, através do professor paulista Salomão Becker, que sugeriu um dia de folga aos profissionais levando em consideração a grande extensão do segundo semestre escolar na época. O feriado se tornou oficial em todo o país em 14 de outubro de 1963, através do decreto federal nº 52.682, aprovado pelo presidente João Goulart e o então ministro da Educação Paulo de Tarso.

Em outros países a data é comemorada em dias diferentes. O Dia Mundial dos Professores, por exemplo, foi estabelecido pela Unesco e foi criado em referência a um documento emitido pela Unesco e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ele é comemorado em 5 de outubro.

Confira lindas mensagens para enviar no Dia do Professor

*Com informações do Mundo Educação UOL e Brasil Escola

Comentários