Animal

Pescadores capturam Peixe-lua de quase 2 toneladas e devolvem ao mar; veja vídeo

O peixe que foi achado na Espanha está em risco de extinção

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 16/10/2021 às 9:55 | Atualizado em 07/03/2022 às 17:00
Notícia
Reprodução/YouTube/VoaNews
A espécie peixe-lua mamute não é consumida na Europa por ser classificada como ameaçada de extinção - FOTO: Reprodução/YouTube/VoaNews

Seria história de pescador? Os espanhóis capturaram um peixe-lua com 2,9 metros de largura, 3,2 de comprimento e pesando quase duas toneladas, um recorde para a região. Após ser avaliado, ele foi devolvido ao mar.

Foi uma grande surpresa para o biólogo marinho Enrique Ostale quando avistou o peixe-lua que foi chamado para avaliar depois que um barco de pesca encontrou o animal preso em suas redes na costa mediterrânica de Ceuta no início de outubro.

A espécie peixe-lua mamute não é consumida na Europa por ser classificada como ameaçada de extinção. O Chefe do Laboratório de Biologia Marinha da Universidade de Sevilha em Ceuta, na Espanha explicou à Reuters que apesar da ameaça, a espécie em si não é rara.

Com sua aparência pré-histórica, se especula ser uma espécime de uma mola alexandrini, uma subespécie do peixe-lua mola, que possui uma barbatana traseira recortada notoriamente em forma de toco.

Os profissionais avaliam que o animal pesa em torno de 2 toneladas, mas ele era tão pesado que a balança quase quebrou com o peso, que só suportava até uma tonelada. Ele foi inicialmente isolado em uma câmara subaquática anexada ao barco antes de ser levado a bordo por um guindaste, onde foi examinado pelos biólogos.

Mas logo após foi devolvido ao mar e foi para as profundezas de 700 metros onde são o seu lar.

Confira o vídeo:

*Com informações da UOL

Comentários