Halloween

Qual é a origem do Halloween? Saiba história, origem e significado da data

Apesar de popular nos Estados Unidos, comemoração não surgiu no país

Lyllyan Belo
Lyllyan Belo
Publicado em 20/10/2021 às 11:26
NOTÍCIA Notícia
Pixabay
Abóboras esculpidas com velas dentro fazem parte da tradição - FOTO: Pixabay
Leitura:

O Halloween, ou Dia das Bruxas é comemorado no dia 31 de outubro ao redor do mundo. Crianças se fantasiam de monstros e vão às ruas pedir doces para as pessoas ou fazer travessuras. A festa ficou popular no Brasil e se propaga pela internet. Mas qual é a origem da data?

A palavra Halloween vem da expressão ‘All Hallows' Eve, que se traduz para ‘Véspera de Todos os Santos’.

Apesar de ser muito associada aos Estados Unidos, o feriado surgiu na Irlanda e teve início no festival celta Samhain (que significa "fim do verão"). Durante três dias, os irlandeses comemoravam o fim do verão, as colheitas e o ano novo celta, que tinha início na passagem do dia 31 de outubro para o dia 1 de novembro.

Os pagãos, e alguns cristãos, acreditavam que nessa data o mundo espiritual e o material ficavam em conexão, permitindo que os mortos do ano pudessem voltar para visitar seus familiares. Além disso, acreditavam que outros seres sobrenaturais também poderiam vagar pela terra, e que esses poderiam se apoderar dos vivos. Por isso fantasias sombrias eram usadas, para confundir esses espíritos malignos.

Durante o festival fogueiras e lanternas eram acesas para evitar que esses espíritos fizessem algo ruim a colheita e a eles. Os celtas ainda jogavam moedas em caldeirões para fazer pedidos aos mortos.

Outro ritual comum era esculpir rostos assustadores em nabos, o que deu origem às abóboras esculpidas com velas dentro, que são conhecidas como ‘Jack-o'-lantern’.

Influência cristã

O festival se tornou muito popular em todo o Reino Unido, atraindo os olhares da Igreja Católica. Foi durante a Idade Média, que a Igreja condenou o festival pagão, surgindo assim o ‘Dia das Bruxas’.

Foi no século 8, ainda na tentativa de anular o festival, que o papa Gregorio III alterou o calendário religioso, passando as comemorações do Dia de Todos os Santos para o dia 1º de novembro. Mesmo com a ressignificação da data, que anteriormente era celebrada no dia 13 de maio, alguns costumes pagãos continuaram a ser realizados.

Halloween nos EUA

Apesar de não ter surgido no país, a tradição do Halloween é muito forte nos Estados Unidos. A festa foi levada por irlandeses que migraram em massa para o país norte-americano durante o período da “Grande Fome”, que ocorreu entre 1845 a 1849.

A comemoração foi ganhando força e ficando cada vez mais popular, originando novas tradições para a data, como "doces ou travessuras". Hoje o feriado é o maior não cristão do país.

 

Fonte: Site História do Mundo e BBC

Comentários

Mais Lidas