Vestibular

Como fazer uma redação campeã no Enem? Confira dicas

Confira como construir um bom texto

Samara Pontes
Samara Pontes
Publicado em 28/10/2021 às 15:53
Notícia
Reprodução/NE10 Interior
Os temas, geralmente são definidos no primeiro semestre do ano e que o aluno não deve esperar por questões muito recentes - FOTO: Reprodução/NE10 Interior

O professor de língua portuguesa e redação Dayvid Simplício concedeu entrevista à radialista Samara Pontes, nessa quarta-feira (28), e trouxe diversas dicas para a construção da redação do Enem. O docente também fez sua aposta sobre o tema do ano e mais detalhes a respeito do "Aulão Show", gratuito, que acontece neste sábado (30) no Colégio Diocesano de Garanhuns.

O professor explicou que os temas, geralmente são definidos no primeiro semestre do ano e que o aluno não deve esperar por questões muito recentes, até pela lógica do tempo para impressão das provas: "Assuntos óbvios nem sempre caem, mas com certeza em algum momento eles foram pauta. Por isso que é importante que o aluno esteja informado, que leia bastante e saiba o que está acontecendo de mais significativo no país e no mundo", comentou Dayvid que apostou no tema da educação financeira para o Enem 2021.

O docente também deu dicas de como construir um bom texto, evitando termos que podem zerar a redação: "Existem várias técnicas empregadas para elaborar uma boa redação, mas é preciso lembrar que algumas questões são obrigatórias. Quantidade de linhas exigida, o tipo de texto e a não utilização de termos, por exemplo, que firam os direitos humanos. Não é nenhum bicho de sete cabeças, leitura e a prática desse tipo de escrita ajuda bastante", pontuou.

No aulão do Colégio Diocesano o professor dará muito mais dicas sobre a redação, mas pra saber os detalhes precisa se inscrever. Alunos de qualquer instituição podem participar do evento gratuitamente. Basta clicar no link: https://forms.gle/PsFA8cZCWywLAVnp6 e comparecer a quadra da instituição neste sábado, a partir das 08h. Sorteio de brindes também serão realizados.

Assista a entrevista: 

Comentários