mundo cinematográfico

Magia que atravessa gerações: fãs de Harry Potter falam da expectativa para reassistir 'A Pedra Filosofal' nos cinemas

O primeiro filme da saga será reexibido nas telas de cinema em comemoração aos 20 anos da saga. Alguns fãs retornam para reassistir a trama, enquanto outros verão Harry Potter no cinema pela primeira vez.

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 18/11/2021 às 12:14 | Atualizado em 18/11/2021 às 14:05
Notícia
Nesta segunda (26), "Harry Potter e a Pedra Filosofal" completa 20 anos de publicação. Foto: Reprodução
Nesta segunda (26), "Harry Potter e a Pedra Filosofal" completa 20 anos de publicação. Foto: Reprodução

Lançado em 2001, o filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal", o primeiro de uma sequência de oito filmes da saga que leva o nome do protagonista, retorna aos cinemas neste fim de semana em comemoração aos seus 20 anos de lançamento.

Saiba onde assistir à exibição especial de Harry Potter e a Pedra Filosofal nos cinemas

No próximo domingo (21), a obra será exibida em diversos cinemas de todo o mundo em formato estendido, com 152 minutos de duração. Na expectativa para assistir o retorno da saga aos cinemas, os fãs se preparam para rever as aventuras do mundo bruxo ou até mesmo assistir aos pela primeira vez nas salas de cinema.

..

O diretor de cinema Eder Deo assistiu ao primeiro filme da saga nos cinemas quando ainda era criança. A história dos filmes e livros de Harry Potter marcaram sua infância e as obras o acompanharam durante toda a vida, não só como forma de entretenimento, mas também como ferramenta de inspiração criativa, na criação de elo com amigos e como ponto de fuga das "situações sombrias" do mundo real.

"Eu conheci Harry Potter em uma feira de livros no meu colégio e eu estava passando por um momento muito cinza na minha vida", contou Eder, que afirmou ter lido o primeiro livro da saga graças a um amigo, que lhe emprestou um exemplar. "Harry Potter me abriu as portas para um mundo muito mais divertido, mais colorido, imaginativo e fantasioso. Eu adorava me colocar naquele lugar", afirmou.

..

Arquivo pessoal
Eder Deo é diretor de cinema e fã da saga Harry Potter - Arquivo pessoal

Agora, na expectativa para rever 'A Pedra Filosofal' nos cinemas, o diretor lembra da experiência que o fez se apaixonar pela saga quando ainda era criança. "Voltar para os cinemas agora para reassistir Harry Potter, pra mim, vai ser uma experiência de conectar o Eder de hoje com o Eder criancinha do passado. Vai ser uma experiência muito interessante", disse Eder.

A primeira vez assistindo Harry Potter nos cinemas

A reexibição de "Harry Potter e a Pedra Filosofal" nos cinemas será uma oportunidade para os fãs matarem a saudade de ver as histórias criadas por JK Rowling e se reencontrarem com outros fãs. Mas, ao mesmo tempo, será também uma oportunidade para que os fãs da saga que nunca viram Harry Potter nos cinemas possam ter essa experiência.

É o caso de Maria Luísa, que tem apenas 10 anos e não chegou a ver nenhum dos filmes da saga no cinema. Há poucos meses, a menina começou a assistir a saga e se encantou com as narrativas. Agora, ela se empolga com a possibilidade de assistir ao primeiro dos oito filmes no cinema, mesmo após duas décadas das primeiras exibições dele.

"Há mais ou menos seis meses Malu despertou interesse por Harry Potter, desde que ela começou a assistir outros filmes que envolvem magia e mistérios. Ela está começando a assistir a saga em plataformas de streaming", contou a mãe da criança, Warla Santos.

"Eu comecei a gostar de Harry Potter quando eu li um livro de magia, feitiços e essas coisas. Tinha bruxo, elfos, magia, fadas e eu comecei a gostar muito de mistério. Quando fui ler os resumos dos filmes de Harry Potter vi que tinha tudo isso junto, tudo o que eu queria", contou Maria Luísa e afirmou que vai assistir 'A Pedra Filosofal' no cinema.

Arquivo pessoal
Maria Luísa, de 10 anos, assistindo 'Harry Potter e a Pedra Filosofal" - Arquivo pessoal

Comentários