Todos os anos quando chega em dezembro se especula a origem do Papai Noel e entre as suposições está a de que o bom velhinho veste vermelho após uma campanha publicitária da Coca-Cola, mas não é bem assim.
No fim do Século XIX, o Noel era representado com uma roupa tradicional de inverno, marrom ou verde escuro. Sua roupa foi alterada pelo cartunista alemão Thomas Nast, deixando as roupas com as cores vermelha e branca. Tomando força quando apareceu Harper’s Weeklys em 1886.
Depois de 45 anos, a Coca-Cola utilizou o mesmo figurino que o cartunista, aproveitando as cores do refrigerante. A campanha publicitária que utilizou dessa imagem do Papai Noel e teria acrescentada uma imagem de um homem mais “caloroso, amigável, agradavelmente rechonchudo e humano'', quando fez um grande sucesso e espalhou essa imagem ao mundo.
Inspiração
Os estudiosos apontam que a imagem do Noel é inspirada em um bispo chamado Nicolau, que nasceu em 280 d.C. na Turquia e que costumava ajudar as pessoas deixando dinheiro próximo às chaminés das casas. Tempo depois foi transformado em Santo, por várias pessoas relatarem milagres.
A imagem de São Nicolau ficou associada ao Natal na Alemanha e depois se espalhou pelo mundo. Em cada país acabou ganhou uma nova variação do nome.
*Fonte: Sua Pesquisa
Comentários