Natal

Qual a cor da roupa do primeiro Papai Noel? Veja a verdadeira origem do bom velhinho

Noel é um dos personagens mais conhecidos da data

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 09/12/2021 às 16:56
Notícia
Freepik
Papai Noel como é conhecido atualmente - FOTO: Freepik

Todos os anos quando chega em dezembro se especula a origem do Papai Noel e entre as suposições está a de que o bom velhinho veste vermelho após uma campanha publicitária da Coca-Cola, mas não é bem assim.

No fim do Século XIX, o Noel era representado com uma roupa tradicional de inverno, marrom ou verde escuro. Sua roupa foi alterada pelo cartunista alemão Thomas Nast, deixando as roupas com as cores vermelha e branca. Tomando força quando apareceu Harper’s Weeklys em 1886.

Depois de 45 anos, a Coca-Cola utilizou o mesmo figurino que o cartunista, aproveitando as cores do refrigerante. A campanha publicitária que utilizou dessa imagem do Papai Noel e teria acrescentada uma imagem de um homem mais “caloroso, amigável, agradavelmente rechonchudo e humano'', quando fez um grande sucesso e espalhou essa imagem ao mundo.

Inspiração

Os estudiosos apontam que a imagem do Noel é inspirada em um bispo chamado Nicolau, que nasceu em 280 d.C. na Turquia e que costumava ajudar as pessoas deixando dinheiro próximo às chaminés das casas. Tempo depois foi transformado em Santo, por várias pessoas relatarem milagres.

A imagem de São Nicolau ficou associada ao Natal na Alemanha e depois se espalhou pelo mundo. Em cada país acabou ganhou uma nova variação do nome.

*Fonte: Sua Pesquisa

Comentários