Datas comemorativas

"Forró já é universal, só precisa que o resto do mundo saiba disso", diz Santanna

13 de dezembro comemora o Dia do Forró, ritmo nordestino que ganhou o mundo

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 13/12/2021 às 8:35 | Atualizado em 13/12/2021 às 8:36
Notícia
Divulgação/Prefeitura de Caruaru
Cantor Santanna - FOTO: Divulgação/Prefeitura de Caruaru

O Dia do Forró é comemorado nesta segunda-feira, 13 de dezembro. A data celebra o ritmo nordestino famoso no país inteiro e foi estabelecida para homenagear o nascimento do rei do baião, Luiz Gonzaga, em 13 de dezembro de 1912. Gonzaga foi um dos principais expoentes do ritmo e ajudou a popularizar o xote, xaxado e baião.

..

Após a criação do forró, surgiram ramificações variadas da dança, como o chamado "forró universitário", forró pé de serra, forró tradicional e forró eletrônico. O ritmo foi abraçado por diversos artistas e bandas.

Na última quinta-feira (9), o forró foi declarado patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para artistas que vieram depois de Luiz Gonzaga, como Santanna, a valorização e reconhecimento do ritmo também é extremamente importante.

"Para nós, fazedores de cultura popular, é motivo de honra, de júbilo, pelo fato de que agora a gente vai ser visto com outros olhos. E o forró deixa de ser uma coisa sazonal, que já deixou faz tempo, mas precisava de uma oficialização", declara ele.

Saiba porquê o Dia Nacional do Forró é comemorado em 13 de dezembro

De acordo com o cantador, o título permitirá que os caminhos para quem faz forró e cultura popular em geral se abram ainda mais. "Os forrozeiros que transformaram esse ofício de ser forrozeiro em uma indústria. Nós agora somos aceitos em várias partes do mundo. [...]", afirma.

"O forró já é universal, só precisa que o resto do mundo saiba disso", finaliza ele.

Veja o vídeo:

 

Comentários