Tecnologia

BMW apresenta carro que muda de cor com um toque no botão; veja vídeo

Veículo usa tecnologia E Ink para modificar a pintura

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 08/01/2022 às 10:58
Notícia
BMW
Carro que muda de cor foi revelado em Las Vegas - FOTO: BMW

Ainda não temos carros voadores como pensava ‘Os Jetsons’, mas temos um veículo que muda de cor quase instantaneamente. Na quinta-feira (5), a BMW apresentou na CES 2022 em Las Vegas, o carro que pode mudar a coloração apenas com um toque no botão.

..


Usando a tecnologia E Ink, com uma tinta que usa corrente elétrica para mudar a pintura exterior do carro.

Vai ser possível escolher diferentes tonalidades para cada dia e cada cor vai alterar na eficiência do SUV e na comodidade dos ocupantes. Por exemplo, na pintura branca, que reflete mais luz do sol, ajuda a reduzir o aquecimento do carro e deixa uma temperatura mais agradável. Na cor preta, é melhor para os dias mais frios, já que pode absorver mais calor e ajudar.

Ainda não há previsão de lançamento para o modelo, ainda está como um conceito da marca.

Como acontece a mudança de cor?

A superfície do modelo conta com milhões de microcápsulas, que tem um diâmetro como de um cabelo humano, que contém pigmentos brancos e pretos. Com a toque no botão, se aciona um campo elétrico, mudando a cor da superfície.

Isso porque os pigmentos pretos tem cargas positivas e o branco, negativas. Que também podem se misturar e tornar cinza. Ao serem estimuladas elas interagem e se acumulam na superfície, dando a cor escolhida pelo usuário.

Comentários