Uma estudante brasileira de medicina, Verena Paccola, de 22 anos, foi premiada após participar de um projeto da Agência Espacial dos Estados Unidos, Nasa, e descobrir 25 asteroides.
De acordo com a estudante, um deles pode se chocar com a Terra, mas o tamanho dele e a possível data de colisão ainda estão em estudo. Ele é chamado de asteroide fraco, pois se movimenta de forma devagar e na órbita.
Em entrevista ao G1, Verena contou que ainda não teve de analisar qual dos 25 é o fraco, mas vai analisar e vai ter uma idéia do tamanho, pois é necessário várias observações em diferentes partes da Terra.
Verena está no segundo ano de medicina e contou que sua história é parecida com o filme ‘Não olhe para cima’. Ela usou o mesmo programa para achar os asteroides, mas diferente do filme o caso está sendo acompanhado pelas autoridades.
Descoberta
Verena enquanto estudava para o vestibular de medicina em casa, em 2020, ela precisava de uma atividade para distrair a cabeça e acabou se inscrevendo em um treinamento da Nasa.
Enquanto ela analisava as imagens que são tiradas de telescópio, para achar corpos celestes, coisas no espaço e ela aprendeu a detectar asteroides. Após suas análises, a Nasa confirmou que a estudante havia descoberto 25 deles.
Verena recebeu um troféu do coordenador do programa "Caça Asteroides", da Nasa, por conta de sua descoberta, em dezembro de 2021.
Homenagem
A estudante ainda não sabe quando vai poder os corpos que descobriu, mas informou que um deles vai ter o nome em homenagem a avó, Rochelle Paccola. A documentação pode levar até 8 anos, mas um deles terá o nome dela, por ser uma das pessoas que mais a incentivou.
Comentários