Nacional

Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições para escritores iniciantes

Vencedores terão as obras publicadas e distribuídas pela editora Record

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 13/01/2022 às 17:43
Notícia
Reprodução/Internet
"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede". Carlos Drummond de Andrade - FOTO: Reprodução/Internet

O Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições nas categorias de Romance e Conto, até 11 de fevereiro, que é gratuito e online, para escritores iniciantes. Com o objetivo de oferecer oportunidades aos novos escritores, os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2.500 exemplares.

Os ganhadores serão anunciados em maio. Desde a sua criação em 2003, mais de 17 mil livros foram inscritos e 33 novos autores revelados.

“Chegamos à 19ª edição com o propósito de revelar novos escritores, que é nossa maior meta. A premiação foi criada em 2003 e se consolidou como a principal do país para autores iniciantes. No ano passado, tivemos a inscrição de 1.688 livros, sendo 850 em Romance e 838 em Conto. O cronograma não foi afetado pela pandemia, porque foi todo executado por trabalho remoto. Dessa forma, o resultado pôde ser divulgado no prazo previsto” explica o analista de Literatura do Departamento Nacional do Sesc, Henrique Rodrigues.

Avaliações

As obras inscritas vão ser julgadas de forma anônima e pela internet, impedindo que os avaliadores reconheçam os autores. Os romances e contos são avaliados por escritores profissionais renomados, que selecionam as obras pelo critério da qualidade literária.

Após a inscrição online, as obras são enviadas para subcomissões julgadoras, distribuídas em todas as regiões do país. As obras pré-selecionadas são enviadas para a Comissão Final. As Comissões Finais são compostas por duas pessoas responsáveis pela categoria Conto e duas pessoas pela categoria Romance.

Em cada inscrição o candidato deverá enviar um livro inédito, ou seja, que nunca tenha
sido publicado. Para conferir o regulamento completo, é só acessar o www.sesc.com.br/premiosesc.

Comentários