Animal

Espécie rara de polvo-véu é visto na Grande Barreira de Corais, na Austrália; veja vídeo

Esta é a 4ª vez que a espécie foi avistada

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 16/01/2022 às 9:59
Notícia
Reprodução/Instagram jacintashackleton
Polvo-véu é uma espécie rara de ser vista por viverem em alto mar e longe da costa - FOTO: Reprodução/Instagram jacintashackleton

Uma bióloga na Austrália registrou imagens da espécie rara, polvo-véu, na Grande Barreira de Corais do país. Até o momento apenas quatro registros foram feitos do animal, o primeiro aconteceu há 20 anos.

..

Jacinta Shackelton postou um vídeo e algumas imagens em seu instagram. Eles são famosos por sua calda que aparenta ser um véu, flutuante e colorida.

Em entrevista ao jornal britânico, The Guardian, ela contou que ficou muito emocionada quando se certificou que realmente era um polvo-véu. Inclusive teve dificuldades de respirar após perceber que realmente era a espécie, pois começou a gritar embaixo d’água.

Reprodução/Instagram jacintashackleton
Esse é o 4º registro feito desse animal - Reprodução/Instagram jacintashackleton
Reprodução/Instagram jacintashackleton
Polvo-véu fêmea pode atingir até 2 metros de comprimento - Reprodução/Instagram jacintashackleton
Reprodução/Instagram jacintashackleton
Raro polvo-véu - Reprodução/Instagram jacintashackleton

"Quando o vi pela primeira vez, pensei que poderia ser um peixe juvenil com barbatanas longas, mas, quando se aproximou, percebi que era um polvo-véu fêmea e tive uma sensação avassaladora de alegria e emoção", contou.

O reconhecimento da fêmea acontece pelos machos atingirem apenas 2,4 cm, enquanto as fêmeas podem atingir 2 metros de comprimento. Além deles também não possuírem o ‘véu’ colorido.

Aparições

O primeiro registro aconteceu em 2002 por uma equipe liderada pelo Dr. Julian Finn, curador de invertebrados marinhos do Museu Victoria, na mesma região. Eles são raros de serem vistos devido a sua localização. Eles vivem em alto mar e bem longe da costa.

 

Comentários