O maior diamante negro lapidado do mundo de 555,55 quilates, batizado de “O Enigma” foi leiloado em Londres na quarta-feira (9) por R$ 22,3 milhões em criptomoedas. A joia pode ter vindo do espaço, sendo criada pelo impacto de meteoritos com a Terra.
A origem da joia é discutida pois os diamantes carbonados são encontrados apenas da superfície do planeta, não em subsolo. Eles também possuem rastros de nitrogênio e hidrogênio, que são encontrados no espaço interestelar. Outro vestígio é a presença de osbornita, que é encontrado em meteoritos.
Segundo Sophie Stevens, especialista de joias da Sotheby’s, onde o diamante foi leiloado, ele deve ter sido formado há 2,6 bilhões de anos por um impacto de meteorito. O primeiro dono do diamante optou por não exibi-lo por 20 anos e se manter em anônimo.
Cinco
O número 5 está por toda a pedra, pois além dos 555,55 quilates, são exatas 55 facetas. Seu formato também é inspirado no símbolo Hamsa, que no Oriente Médio é sinal de proteção e significa ‘cinco’ em árabe.
Comentários